Participam do treinamento microscopistas revisores de dez municípios estratégicos
FOTOS: Aline Reis/FVS-RCPSeguindo com a educação permanente em saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), realiza, até o dia 15 de agosto, curso de capacitação para microscopistas revisores, profissional que realiza revisão de lâminas utilizadas em exame de diagnóstico de hemoparasitos (malária, microfilária e Trypanosoma Cruzi).
O treinamento, iniciado na segunda-feira (04/08), é realizado na FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado em Saúde (SES-AM). O intuito da capacitação é fortalecer o fluxo de controle e qualidade no diagnóstico e controle de doenças dos municípios, gerando resultados ainda mais precisos nas análises laboratoriais.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que o treinamento é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para qualificar as práticas de saúde. “Enquanto instituição de saúde pública, buscamos, sucessivamente, ir além de simples formações técnicas, mas aprimorar o controle e a qualidade dos serviços”, afirma.
Segundo o supervisor e revisor de controle e qualidade do Lacen-AM, Ricardo Mauro, a formação dos microscopistas revisores contribui para dar continuidade ao fluxo do controle de qualidade estadual. “O revisor é o profissional que garante a qualidade do diagnóstico desses laboratórios e faz o monitoramento da rede de diagnóstico laboratorial de microscopia. Esses profissionais serão multiplicadores do nosso trabalho”, detalha.
FOTOS: Aline Reis/FVS-RCPPara a agente de endemias Alcilene Gonçalves, de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), destaca que será multiplicadora do conhecimento obtido no curso. “Estou aqui para agregar conhecimento e levar melhorias para meu município, com o objetivo de melhor atender a demanda de laboratórios da nossa região”, ressalta.
A capacitação inclui profissionais de municípios considerados estratégicos: Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Benjamin Constant, Barcelos e Barreirinha.