Nesta segunda-feira (04) aconteceu, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Engenheiro de Pesca. A propositura foi do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB) e do deputado Comandante Dan (Podemos), que presidiu a Sessão.
De acordo com Roberto Cidade, o trabalho realizado pelo Engenheiro de Pesca é fundamental e extremamente importante, principalmente no Amazonas, onde o pescado é a base da alimentação da população. “No Amazonas, o engenheiro de pesca é um profissional imprescindível, que tem competência para atuar nesta área, tão importante para o povo do Amazonas. Por isso, todos têm nosso total respeito pela atividade exercida”, constatou.
Em seu pronunciamento, Comandante Dan afirmou que a Sessão, além da homenagem aos profissionais, serve para reflexão.
“Como o Amazonas, com a maior bacia hidrográfica do país, não é o maior produtor pesqueiro, nem do país, nem da região, mesmo tendo o maior consumo per capita de peixes do Brasil. Há uma deficiência estratégica de planejamento”, avaliou.
As crises climáticas e ambientais vividas pelo Amazonas revelam, segundo o parlamentar, a deficiência logística e o despreparo industrial para o segmento.
“Sofremos de uma primariedade assustadora. Sequer somos capazes de levar ao pescador artesanal os benefícios de frigoríficos públicos. Estamos engatinhando no beneficiamento em nível industrial. Isso nos leva à valorização do Engenheiro de pesca”, avaliou.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), engenheiro Afonso Lins, saudou a presidente eleita da entidade, Alzira Miranda, que assumirá o cargo em janeiro de 2024, sendo a primeira engenheira de pesca a assumir o Crea-AM.
“Parabenizo todos os engenheiros de pesca e enfatizo a importância do trabalho de todos, principalmente para o interior. É necessário desenvolvermos a área cada vez mais. Agradeço a homenagem em nome dos profissionais”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o deputado João Luiz (Republicanos) ressaltou que o conhecimento dos engenheiros de pesca auxilia bastante a população do interior. “Agradecemos a todos e recebam a gratidão e nosso abraço”, concluiu.
O titular da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, destacou que o Sistema Sepror é presidido por Daniel Borges, um engenheiro de pesca, assim como o Crea-AM também terá como presidente uma engenheira de pesca. “Isso mostra a importância que a profissão alcançou no estado”, avaliou.
Representado o Governo do Estado, o secretário do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), engenheiro de pesca Daniel Pinto Borges, agradeceu a homenagem e ressaltou o olhar especial que o Governo do Estado tem com a pesca.
Data
Instituído pela Lei n° 12.820, de 05 de junho de 2013, o Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é comemorado em 14 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem à colação de grau da primeira turma de Engenharia de Pesca no Brasil, que aconteceu em 1974, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).