A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na terça-feira (5) Sessão Especial em homenagem aos 74 anos da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), vinculada à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A instituição iniciou as atividades em Manaus em 1949, e em 14.12.1951 recebeu autorização do Ministério da Educação e Saúde para funcionar através da Portaria nº 1.051/51. O reconhecimento oficial veio pelo Decreto-Lei nº 36.000, em 13.12.1954, consolidando sua importância no cenário educacional e de saúde. Nos anos 1990, debates sobre a localização institucional da EEM levaram a uma redefinição, culminando na transferência para a Fundação Universidade do Amazonas – UFAM, por meio da Lei nº 9.484, de 28.08.1997.
“Neste momento especial, expressamos profundo reconhecimento à dedicação de todos os profissionais, docentes e discentes que contribuíram para a construção da história da EEM. O legado desses indivíduos é um testemunho vivo do impacto positivo que a Escola de Enfermagem de Manaus teve na formação de profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar da população”, declarou Sinésio Campos (PT), autor da homenagem.
O evento contou com a presença do deputado estadual Sinésio Campos, do deputado estadual Abdala Fraxe, que presidiu parte da sessão, do Diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, Esron Soares Carvalho Rocha, da Diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Sonja Farias, do Coordenador Geral do Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento do Amazonas, José Ricardo, do Superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, Juscimar Carneiro Nunes, da Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Amazonas, Nair da Silva, da representante do Sindicato dos profissionais enfermeiros Servidores públicos do Estado do Amazonas, Sandra Daisy e da coordenadora do curso de enfermagem da Universidade Luterana do Brasil, Adriane Gama.