Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde de qualidade para crianças e adolescentes que vivem nos municípios do interior do Amazonas, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que indica ao Governo do Estado a viabilidade de implantação do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) em municípios polos estratégicos, incluindo Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, Coari e São Gabriel da Cachoeira.
Segundo a parlamentar, a expansão do CAIC para o interior torna-se imperativa para aliviar a demanda reprimida por atendimento especializado, contribuindo assim para a redução da mortalidade infantil e juvenil. O foco principal abrange a prevenção de doenças e agravos à saúde, a promoção de um desenvolvimento saudável e a proteção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
“Esta população (crianças e adolescentes) enfrenta diversos desafios para garantir seus direitos à saúde, educação, informação e proteção social. A oferta desses serviços, muitas vezes, está concentrada nas áreas urbanas, deixando as regiões rurais com acesso limitado ou até mesmo inexistente”, destacou Mayra Dias.
No requerimento, a deputada enfatiza que a implementação do CAIC nos municípios polos do interior representa um avanço significativo para fortalecer as políticas públicas de saúde voltadas para crianças e adolescentes. O centro proposto visa oferecer atendimento e serviços multidisciplinares, abrangendo áreas como promoção da saúde, assistência médica, suporte psicossocial, atendimento pediátrico, odontológico, neonatal, além de serviços ambulatoriais, entre outras ações.