Umas das estratégias da rede de ensino da Prefeitura de Manaus para estimular a leitura e escrita, além da imaginação e fantasia das crianças, o projeto “Contação de Histórias” teve sua edição de 2023 encerrada nesta segunda-feira, 11/12, com uma apresentação especial no teatro do Shopping Manauara, situado no bairro Adrianópolis, zona Sul. Executado pelas Ocas do Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto aborda temas como a preservação do meio ambiente.
O encerramento apresentou a temática “Preservação e Conservação do Meio Ambiente”, com a 3ª temporada do ciclo de contação de sete histórias, por alunos de sete unidades de ensino, cada uma representando uma divisão Zonal Distrital da Semed.
De acordo com o coordenador geral das Ocas do Conhecimento da Semed, Renato Junior, a ideia da ação foi apresentar um pouco do trabalho desenvolvido dentro das unidades de ensino. O projeto é constituído por vídeos lúdicos, criados pelo Centro de Mídias da Semed, trabalhando diversos temas sempre com abordagem pedagógica, ilustrada por dois personagens: Jiji e Seu Mário.
“Incentivados pelo prefeito David Almeida e pela secretária, Dulce Almeida, trabalhamos também as questões ambientais. E hoje as escolas trazem aqui o que foi trabalhado durante o ano todo. Os temas como queimadas, a preservação da fauna, da flora, dos rios dos animais, enfim, diversos assuntos sobre o meio ambiente. E hoje, através da dança, da música, coreografias, as crianças estão retratando aqui tudo isso, de uma forma lúdica e usando a arte”, explicou Renato.
A ação contou com a apresentação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Evelina Trindade, localizado no bairro Terra Nova, zona norte. A unidade levou o grupo de dança “Guardiões da Natureza”, composto por crianças de 4 e 5 anos. A educadora responsável pelo projeto na unidade, professora Adria Sampaio, disse que o trabalho é importante para o desenvolvimento dos pequenos.
“O projeto trouxe a questão da socialização, o despertar da criança para o mundo da leitura e a curiosidade. Além disso, despertou sentimentos e a imaginação, o gosto pela leitura. Esse projeto é muito bom para o desenvolvimento integral das crianças, pois é possível trabalhar vários aspectos com ele”, falou Adria.
O evento foi prestigiado por pais e responsáveis dos alunos. Como a dona de casa Elizana do Carmo, mãe da aluna Ana Júlia Lourenço, 8, da Escola Municipal Raimundo Nonato de Oliveira Gomes, situada no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste. Baseada na apresentação, a mãe enfatizou que o projeto é importante para estimular, desde cedo, boas práticas cidadãs nas crianças.
“Desde criança, é importante ensinar a elas sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e percebi, a partir das apresentações que assisti hoje, que esse projeto trabalha muito isso. E o mais interessante é que isso é trabalhado de uma forma que as crianças gostam, que chama a atenção delas”, disse a mãe.
— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed