O setor é o responsável pela emissão de laudos de biópsias para o andamento dos tratamentos de câncer
Foto: Dreyce Soares/FCeconA Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), conta com quatro novos micrótomos no Laboratório de Patologia. Os equipamentos passaram a reforçar, nesta semana, o setor responsável pela emissão de laudos de biópsias para o andamento dos tratamentos de câncer. A aquisição faz parte das ações de modernização do serviço, tendo sido adquiridos pelo valor total de R$ 182 mil.
Conforme o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, a aquisição é um marco para a unidade hospitalar, pois tínhamos dois micrótomos, agora contamos com seis micrótomos. “A vantagem é que temos um equipamento mais moderno e novo. Há cerca de 15 anos o serviço de Patologia não realizava a troca destes equipamentos”, frisou.
Segundo a gerente do Laboratório de Patologia, Emily Franco, os aparelhos desempenham um papel central nos laboratórios de patologia, sendo indispensáveis para a obtenção de cortes finos e precisos de tecidos biológicos. Ela explica que os novos equipamentos influenciam diretamente na qualidade das amostras preparadas e, assim, na precisão dos diagnósticos, identificação de doenças e anormalidades celulares.
Modernização
Desde 2022, o Governo do Amazonas vem modernizando o Laboratório de Patologia da FCecon, com a aquisição de estufas, centrais de inclusão, corador de lâminas automático, montador de lâminas automático, freezer, deionizador e destilador, dentre outros equipamentos.
Os quatro novos micrótomos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Péricles Rodrigues do Nascimento.