A Câmara Municipal de Manaus (CMM) iniciou, nesta quinta-feira (25/01), o atendimento de servidores para adesão ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI). Coordenado pela Comissão de Controle e Registros, o atendimento ocorre até a próxima segunda-feira (29/01).
De acordo com o presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos), o “PAI” terá impactos significativos no planejamento e realização do próximo concurso público da CMM.
“Nós temos muitos servidores que já estão em tempo de se aposentar e muitos deles se mantém em suas funções, pois são servidores na essência da palavra, mas que precisamos, de certo modo, dessa rotatividade, justamente para a execução de um concurso público, mas precisamos honrar também estes que já fizeram tanto pela casa”, afirmou Caio André.
De acordo com a gerente de Registros e Controles Funcionais da CMM, Virna Jordão, o programa foi um grande acerto da presidência em relação aos servidores que estão prestando serviços há bastante tempo na Casa legislativa Municipal.
Ainda de acordo com a gerente, cerca de 93 servidores da CMM estão participando da adesão ao “PAI”, mas lembrou que o programa não é obrigatório.
“Foram 93 servidores que aderiram, inicialmente, ao PAI. O plano tem três fases, a primeira foi a adesão inicial do plano, que durou 10 dias. Agora estamos na segunda fase, que são 30 dias para apresentação do cálculo para o servidor. Posteriormente, o servidor tem a opção de aderir ou não ao PAI. Não é uma obrigação, o servidor está sendo instruído sobre os benefícios, caso ele aceite aderir ao programa”, detalhou Virna Jordão.
O servidor Carlos Onety possui 45 anos de serviços prestados para a Casa legislativa, elogiou a iniciativa do programa de aposentadoria.
“É ótimo, pois tem muita gente que já está com esse pensamento de aposentadoria. É uma das grandes oportunidades que o presidente Caio fez sabe? Não tenho dúvidas, é um passo muito importante”, afirmou o servidor.
PAI – O Programa de Aposentadoria Incentivada tem como objetivo valorizar os servidores mais experientes, que já prestaram enorme serviço ao Poder Legislativo, e que merecem o recebimento das indenizações para garantir maior conforto no momento da aposentadoria, após anos de dedicação.