A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT) e do programa “Conviver” do Parque Municipal do Idoso (PMI), realiza diariamente aulas de hidroginástica para os frequentadores matriculados no parque, localizado na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Com um total de 14 turmas e 543 alunos frequentando de forma assídua as aulas em 2024, a hidroginástica é uma das atividades mais procuradas pelo público da terceira idade, por conta dos inúmeros benefícios que proporciona para a saúde e bem-estar.
A diretora-presidente da Fundação, Martha Moutinho, destaca a importância da pessoa idosa praticar atividades físicas e ter um espaço que oferece de forma gratuita aulas de hidroginástica.
“Ter um espaço gratuito como essa estrutura que temos hoje no Parque Municipal do Idoso é sem dúvidas, promover qualidade de vida para a terceira idade. A prática de exercícios físicos é um dos pilares da saúde em qualquer época da vida, mas na terceira idade ela ganha um papel ainda mais relevante. Além de promover inúmeros benefícios físicos, ajudando a minimizar perdas naturais decorrentes do processo de envelhecimento, também favorece o bem-estar emocional”, disse Martha Moutinho.
Frequentadora do PMI há oito anos, Idelnice Duarte, de 64 anos, conta que sua vida mudou completamente quando começou a fazer atividade física. “Sou outra pessoa, o atendimento aqui é maravilhoso, chego e sou recebida com amor, atenção. Eu amo o parque. Fazer hidroginástica é minha paixão”, afirma Idelnice.
O professor de Educação Física e pós-graduado em Gerontologia e Família, Leonardo Valente, explica os benefícios da hidroginástica para a pessoa idosa.
“A maior vantagem da hidroginástica é fazer no meio aquático, visto que o peso corporal tem uma diminuição significativa nesse sentido. Entre outros benefícios, existe a melhoria na circulação sanguínea e respiração, promove disposição, ajuda na flexibilidade, fortalece ossos e músculos”, ressalta Leonardo.
Exercícios de prevenção e cuidados
Os idosos que participam da hidroginástica recebem orientações e acompanhamentos para evitar afogamentos e outros acidentes. Todos os idosos são instruídos a ficarem perto da barra de segurança e são cuidadosamente observados pelo profissional presente no local.
O professor Leonardo explica também que além das atividades na hidroginástica, eles também ensinam exercícios que podem prevenir quedas de idosos. “Realizamos também, atividades que trabalham o equilíbrio e estabilidade, elevação de pernas, saltos, polichinelos, caminhada, corrida, pois fortalecendo a musculatura do idoso, ele adquire energia para realizar atividades do dia a dia”, completa o professor.
— — —
Texto – Luiz Benjamin / FDT
Foto – Divulgação / FDT