Os serviços realizados pelo Idam foram destaque durante a 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, Eware II e Feijoal
Foto: Divulgação/Idam
A assistência técnica e extensão rural (Ater) aos povos originários foi destaque na 6ª Assembleia Geral de Cacicas e Caciques do Eware I, Eware II e Feijoal, que aconteceu em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), de 25 a 28 de fevereiro. Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) reforçou a importância dos produtores rurais indígenas ao setor primário, assim como da regularização desses trabalhadores para atividades ligadas ao segmento.
Por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Tabatinga, no evento, que reuniu mais de 300 representantes de comunidades indígenas, o instituto abordou a importância da regularização dos produtores rurais indígenas e os meios pelos quais ocorrem a obtenção de documentos, como o Cartão do Produtor Primário (CPP). “Também destacamos as políticas públicas, as quais o público pode ter acesso se estiver com a documentação em dia”, pontuou o gerente da UnLoc, Edison Franco.
Outro tema em destaque foi o crédito rural. “Pontuamos que os produtores rurais indígenas podem ter acesso ao crédito rural e citamos os exemplos de como o recurso pode ser aplicado na aquisição de equipamentos, implementos agrícolas e, ainda, em capital de giro”, destacou.
Foto: Divulgação/Idam
Foram debatidas, também, soluções para o manejo de lagos e o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Avicultura
“Foi apresentado o resultado do Projeto de Avicultura de Corte, realizado em parceria com a ordem dos Freis Capuchinhos, que contempla 10 famílias com um plantel de 100 bicos e com capacitação envolvendo todo o manejo, desde a criação até a venda. Essas iniciativas buscam fortalecer a economia local e melhorar as condições de vida das comunidades indígenas no Alto Solimões”, concluiu o gerente.