A ação visa identificar as demandas financeiras dos trabalhadores rurais e encaminhá-las à Afeam e Banco da Amazônia
Foto: Arquivo/Idam
Em Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), a Unidade Local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) iniciou o levantamento de dados para produtores rurais interessados em adquirir crédito rural junto à Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e Banco da Amazônia.
De acordo com o gerente da UnLoc no município, Arlindo Rodrigues, o objetivo é beneficiar 100 pescadores artesanais com recursos para investimento ou custeio da atividade junto à Afeam, a responsável pela concessão do recurso. Além da pesca, os técnicos do Idam também têm como meta elaborar 30 projetos para o acesso de pecuaristas ao crédito rural do Banco da Amazônia.
“Também devemos atuar na elaboração de mais 10 projetos específicos para meliponicultores. A produção de mel é destaque no município, atraindo cada vez mais produtores e o Idam é um incentivador da cultura, por meio do acesso ao crédito rural para que os produtores possam adquirir novos equipamentos”, destacou o gerente.
Após o levantamento de informações pelos técnicos do Idam, os dados dos produtores rurais serão enviados para a Afeam e ao Banco da Amazônia para avaliação das informações coletadas. Após a fase de análise, com o aval das instituições financeiras, o Idam dará início à elaboração dos projetos de crédito rural. O atendimento para o serviço é realizado na UnLoc Idam/Boa Vista do Ramos, localizada na rua Graciliano Faria, 165, Centro, Boa Vista do Ramos/AM.
A expectativa é que os beneficiários aprovados recebam os implementos e recursos financeiros durante a Feira do Mel, programada para os dias 2, 3 e 4 de maio, no município.