Durante Sessão Plenária nesta terça-feira (19/03), os vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos) apresentaram requerimento para a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O objetivo da CPI é apurar denúncia sobre pagamento em dinheiro a um portal de notícias da capital, supostamente na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
De acordo com William Alemão, o documento conta com o apoio dos vereadores Lissandro Breval (Avante), Diego Afonso (União Brasil) e Thaysa Lippy (PP). Para aprovação, a CPI necessita das assinaturas de 14 vereadores.
Na avaliação dos parlamentares, a denúncia feita pelo Portal Metrópoles caracteriza possíveis atos de improbidade administrativa e crimes decorrentes de suposto desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie aos possíveis prestadores de serviços.
O secretário de Comunicação esteve na CMM nesta terça-feira e um pronunciamento está marcado para esta quarta-feira (20/03). William Alemão afirma que a expectativa dos vereadores é obter respostas sobre o ocorrido.
“O que todo mundo quer é que ele responda algumas perguntas. Vale lembrar que já houve episódios em que o secretário veio à Casa para falar, mas não houve abertura para os vereadores questionarem. Espero que ele responda as perguntas, porque a cidade de Manaus quer saber”, disse o vereador.
Denúncias – Além da CMM, outros órgãos como Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Federal receberam denúncias de parlamentares para apurar o caso.
“Estamos aguardando as investigações da Polícia Civil. A Câmara Municipal está se posicionando, nós já temos cinco assinaturas, faltam nove. Eu acredito que até o final de semana já esteja protocolado o requerimento”, disse o vereador William Alemão.