Os representantes do Conselho Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (CMR) reconheceram os avanços do serviço Zona Azul e sua contribuição para a melhoria da mobilidade urbana nas áreas comerciais atendidas como o Centro e o Vieiralves.
O reconhecimento se deu durante a 6ª reunião ordinária do CMR, a qual teve como pauta a apresentação das ações e resultados alcançados pelo Zona Azul em 2023, bem como os investimentos e iniciativas que serão implementadas ao longo deste ano.
A ampliação das formas de pagamento para aquisição dos créditos com a implantação do QR Code foi um dos avanços mais significativos. Atualmente, o serviço já oferece seis formas de pagamento ou aquisição dos créditos.
As ações de marketing sobre o funcionamento do serviço foi outra importante iniciativa destacada pelos conselheiros.
“A empresa melhorou muito a forma de se comunicar e isso refletiu na melhoria do serviço, pois quem realmente utiliza e paga pelo serviço, seja no Centro ou no Vieiralves, percebe como encontrar vaga disponível ficou mais fácil”, afirmou a advogada Fabiana Seabra, representante da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no CMR.
O serviço já oferta 5.124 vagas, sendo 3.814 no Centro e 1.320 no Vieiralves. O Zona Azul possui 404 mil placas cadastradas e uma taxa média de ocupação das vagas de 80%. As informações foram apresentadas aos conselheiros pelo diretor da concessionária, Nonato Caldeira.
“Para nós, é muito gratificante poder apresentar esses resultados. O Zona Azul tem contribuído bastante com a Prefeitura de Manaus para a mobilidade urbana e, consequentemente, com a organização do Centro de Manaus e também do Vieiralves. Nós estamos sempre buscando implementar melhorias no sistema e o conselho de regulação tem nos auxiliado bastante nesse processo”, afirmou Caldeira.
Para este ano, algumas medidas já foram implantadas como a criação de um manual do usuário que pode ser acessado pelo site www.zamanaus.com.br ou ainda pelo site da Ageman no endereço https://ageman.manaus.am.gov.br/zona-azul/. A concessionária também já está oferecendo uma campanha de quitação de débitos com até 50% de desconto.
Elson Andrade, diretor-presidente da Ageman e presidente do Conselho Municipal de Regulação, lembrou que muitas das melhorias implementadas pelo Zona Azul ocorreram em decorrência do trabalho de fiscalização realizado pelo órgão regulador municipal.
“Nosso trabalho de regular e fiscalizar o contrato de concessão do serviço Zona Azul é justamente esse que é o de apontar onde precisa melhorar, ouvir o usuário e intermediar junto à empresa a melhor solução para o problema, além de acompanhar o funcionamento do sistema, a questão tarifária e outras ações”, explicou.
A expansão do serviço também foi abordada durante a reunião, no entanto, Nonato disse apenas que os projetos ainda estão em fase de elaboração.
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Texto e foto – Tereza Teófilo / Ageman