Estudantes realizaram bazar matemático e participaram de palestras sobre o uso consciente do dinheiro
Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Com o tema “Proteja seu dinheiro, assegure seu futuro”, escolas estaduais do Amazonas aderiram à 12ª edição da Global Money Week, ou “Semana Mundial do Dinheiro”, realizada de 18 a 24 de março. A campanha, que é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), estimula escolas no mundo inteiro a abordar a educação financeira por meio de atividades teóricas e práticas com os alunos.
A mobilização incentiva as crianças serem responsáveis com o uso do dinheiro e responsáveis com as finanças quando chegarem a fase adulta. Entre as unidades da rede estadual que aderiram à campanha, está a Escola Estadual (EE) Bom Pastor, no bairro Crespo, zona sul de Manaus, onde, na manhã desta sexta-feira (22/03), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do encerramento das atividades com um lanche coletivo lúdico.
“É a primeira vez que nós estamos participando. É um projeto que traz para as crianças a possibilidade delas se organizarem financeiramente no futuro. Tivemos a criação de paródias, palestras e preparação para esse momento de culminância”, disse Renato Reis, diretor interino da escola.
Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Durante o evento, os alunos simularam a venda de alimentos e aprenderam a manusear dinheiro em espécie. A atividade foi realizada no pátio da escola, com supervisão de professores e pedagogos. As estudantes Nathaly Eduarda, de 10 anos, e Eloísa Guarani, de 11, já se preparam para aplicar, no futuro, os conhecimentos adquiridos ao longo da semana.
“Posso economizar e usar o dinheiro para construir coisas maiores, como comprar uma casa e fazer uma faculdade. A gente aprendeu a passar troco, porque isso vai servir lá na frente”, disse Nathaly. Já Eloísa destacou que a iniciativa servirá para seu futuro. “A gente tá vendendo comidas para aprender a usar o dinheiro. Esses conhecimentos podem ajudar a gente a pagar nossas contas e economizar”, contou Eloísa.
Desafio financeiro
Na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Roxana Pereira Bonessi, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital, os alunos confeccionaram cofres e aceitaram a proposta de guardar dinheiro até o fim do ano, estabelecendo uma meta. O desafio foi lançado por professores durante a realização da campanha.
Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Cada aluno falou o objetivo pelo qual iria poupar o dinheiro até o fim do ano, quando os professores vão retomar essa ação, verificando quantos alunos conseguiram conquistar o objetivo que foi traçado agora em março”, explicou a diretora da escola, Eliany Campos.
Os estudantes também participaram de um concurso de desenhos representativos da educação financeira. No total, seis artes foram premiadas. Ao longo da semana, as crianças desenvolveram jogos monetários e aprenderam sobre o processo de compra e venda.
Bazar matemático
Visando preparar os estudantes para o atual mercado financeiro, professores da EE Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva, no bairro Novo Israel, zona norte, organizaram um bazar matemático com aulas sobre pagamentos em espécie, cartões de crédito, débito e Pix.
Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Os alunos participaram de aulas teóricas e, em seguida, aprenderam como usar o dinheiro em situações do cotidiano, como no pagamento da passagem no transporte coletivo.
“Muitas vezes você pega o ônibus e não tem troco. Então, a gente também tentou mostrar ao aluno que ele tem direito ao troco. Fora isso, a questão dos gastos supérfluos. Com que é importante gastar? Por que eu estou gastando esse dinheiro? É fazer uma programação e saber no que eu posso aplicar minhas finanças”, disse a diretora da escola, Suelem Martins Benjamin.