No Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), o vereador Mitoso (MDB) destaca a inclusão escolar de alunos com autismo na cidade de Manaus. A iniciativa do parlamentar, através de uma emenda à Lei Orgânica do Município (Loman), específica no artigo 347, a promoção da mediação escolar como base essencial para a inclusão de alunos com deficiência nas instituições de ensino.
Segundo Mitoso, a emenda proposta por ele, tem como premissa a criação de um ambiente educacional mais inclusivo e acessível, onde todos os alunos, tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.
Ainda de acordo com o vereador, a mediação escolar desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte individualizado e adaptado às necessidades de cada aluno, garantindo que eles recebam o apoio necessário para alcançar seu potencial máximo.
“A inclusão escolar é um direito fundamental de todos os alunos, e é nossa responsabilidade garantir que esse direito seja respeitado e promovido em todas as escolas de nossa cidade. Através da mediação escolar, podemos criar um ambiente educacional mais inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e capazes de alcançar o sucesso acadêmico”, afirma o vereador Mitoso.
A emenda à Loman, que tramita na Comissão de Finanças e Orçamento da CMM, representa, segundo Mitoso, um passo significativo em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde as diferenças são celebradas e respeitadas.
“Destaco ainda a Indicação nº 035/2024, que fiz ao Executivo Municipal sugerindo a criação de um projeto, a ser desenvolvido pela Fundação Municipal Manaus Esporte, seguindo o exemplo de outros municípios do país, para atendimento específico a crianças e jovens autistas. A proposta encaminhada através desta Indicação foi motivada pelo conhecimento de que existem vários municípios do país onde o esporte para os autistas é promovido através de projetos especiais”, finaliza Mitoso.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador