Evento reuniu adultos, crianças e jovens do Programa RespirAR e Projeto Campeões da Vila
Foto: Davi Lacerda/Sedel
Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, o Programa RespirAR e o Projeto Campeões da Vila realizaram ações de práticas esportivas, na sexta-feira (05/04), na Vila Olímpica de Manaus. O evento teve como objetivo demonstrar a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida, lazer da população, por meio das práticas esportivas e combate ao sedentarismo.
“Ao promover a prática esportiva em suas mais diversas formas, estamos não só combatendo o sedentarismo, mas também fomentando a qualidade de vida e lazer”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
O Projeto Campeões da Vila, vinculado ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), realizou jogos amistosos em modalidades como futsal, vôlei, basquete 3×3, tênis de mesa, handebol, judô e atletismo. Para Nara Costa, mãe dos atletas de futsal Davi Costa e Enzo Costa, a modalidade esportiva foi essencial no desenvolvimento de seus filhos.
Foto: Davi Lacerda/Sedel
“As atividades esportivas são muito importantes para todas as crianças. No caso do meu filho mais velho, ele era tímido, então vim em busca dessa socialização. O outro, tem problemas com o crescimento, fui orientada a procurar um esporte que ele pudesse praticar. Em ambos os casos, o esporte nos ajudou muito e em diferentes situações”, ressaltou Nara Costa.
O RespirAR promoveu práticas esportivas para seus associados, alunos e pais do Pelci. O evento teve aulão de alongamento, caminhada e revezamento de 100m na pista de atletismo, queimada e atividades lúdicas na academia. Os participantes receberam instruções em como as atividades físicas regulares podem ser ferramentas de melhoria na qualidade de vida, bem-estar e saúde.
Foto: Davi Lacerda/Sedel
“Iniciei aqui na Vila Olímpica praticando as atividades proporcionadas pelo Governo do Amazonas. Hoje eu já sou maratonista, participei de duas meias maratonas, ganhei a Maratona Internacional de Manaus em primeiro lugar na minha categoria. E isso é muito importante porque incentiva pessoas que estavam em casa só no sofá, elas podem praticar atividades físicas e ter mais saúde”, exaltou Maria Aracelia, de 65 anos.
Além de proporcionar uma plataforma para a prática esportiva, os eventos visam fortalecer a conscientização sobre os benefícios de um estilo de vida ativo e saudável, marcando a celebração do Dia Mundial da Atividade Física na cidade.