Nesta terça-feira (9/4), o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) recebeu, em seu gabinete, a visita do pároco Wellington Paiva, da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, de Manacapuru.
Durante a visita foi comemorada a sanção da Lei nº 6.631, de 12 de dezembro de 2023, de co-autoria do parlamentar, na qual a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é consagrada patrimônio cultural do Amazonas.
“A igreja é o cartão postal mais conhecido de Manacapuru. Um marco, com grande presença na educação e na formação religiosa do povo manacapuruense, erguida com espírito de colaboração e solidariedade. Reconhecer o patrimônio histórico como esse é de muita fé, traz muita emoção de quem cresceu ali e hoje tenho muito carinho por todos os membros da Igreja “, enalteceu Cristiano D’Angelo.
A Igreja Nossa Senhora de Nazaré é um dos lugares mais famosos de Manacapuru. Além de ser referência, todos os moradores da cidade sabem exatamente onde a igreja está localizada, é um marco importante para a comunidade local.
“Agradeço em nome de todos ao deputado Cristiano por esse honroso reconhecimento à nossa Igreja Nossa Senhora de Nazaré como patrimônio Cultural do Amazonas, momento histórico para toda a comunidade”, comemorou o Pároco.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Manacapuru, datada de 1907, situada na Praça 16 de julho, é um prédio importante que remonta à história da cidade. Seu altar, em forma de canoa sustentada por remos confeccionados em Pau-Brasil, foi usado na missa feita pelo Papa João Paulo II, quando visitou a região, em 1980. Hoje a então Igreja Matriz passou a ser o cartão postal mais conhecido da cidade.