A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM-AM), realizaram, nesta segunda-feira, 22/4, a abertura da Semana de Prevenção às Drogas, evento voltado para a conscientização e prevenção do uso de substâncias ilícitas e violência entre crianças e adolescentes. A palestra aconteceu na escola municipal Santa Rosa II, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade.
Durante a palestra do Proerd, várias atividades educativas e recreativas foram promovidas para envolver os alunos em discussões sobre os riscos associados ao uso de drogas e para enfatizar a importância de manter um estilo de vida saudável. A programação contou com a participação de um total de 270 alunos, divididos entre os períodos da manhã e tarde, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos.
O 1º sargento Alvez Júnior, palestrante do Proerd, afirmou que a conscientização dos alunos sobre a importância de dizer “não” às drogas e de se defender contra a violência é uma questão crucial. “Esse processo de conscientização deve começar com uma educação sólida e bem direcionada, para que os alunos possam identificar os perigos associados ao uso de drogas e reconhecer situações de violência ao seu redor”, comentou.
Edinaldo dos Santos, de 11 anos, do 5º ano, contou o que aprendeu e a sua experiência em ter participado da palestra. “Eu aprendi coisas importantes sobre por que a gente deve dizer ‘não’ às drogas e como evitar problemas com violência. O sargento que falou para a gente, explicou como as drogas podem ser ruins para a nossa saúde e como é melhor fazer escolhas que nos mantenham seguros e saudáveis”, disse.
A gestora da escola, Tatiane Rodrigues, ressaltou como a escola planeja promover a conscientização contra as drogas e a violência.
“Para garantir que os alunos mantenham um ambiente escolar seguro e positivo, a escola planeja envolver professores, pais e toda a comunidade escolar em ações regulares de conscientização e prevenção. Isso inclui sessões de treinamento para educadores, discussões com os alunos em sala de aula e eventos comunitários para os pais e responsáveis”, concluiu Tatiana.
— — —
Texto – Jordana Rodrigues / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBniP2