Em alusão ao Dia Mundial de Combate às LER/Dort, celebrado em 28 de fevereiro, a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta segunda-feira, 26/2, uma palestra para garantir a conscientização de seus servidores para a prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).
A ação, promovida pela equipe do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Seget-DMMT), foi iniciada com ginástica laboral conduzida pela fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Flávia Palhares, que mostrou vários exemplos de exercícios que podem ser realizados no dia a dia do próprio local de trabalho.
Logo depois, aconteceu uma roda de conversa com o médico do trabalho, Jamil Castro, que tirou dúvidas dos servidores e falou sobre os sintomas das patologias em questão, formas de evitá-las, além de explicar as medidas que devem ser adotadas em caso de qualquer suspeita de lesão.
“Essas ações são importantes não apenas para diminuir a incidência de LER/Dort, mas também para buscarmos nosso objetivo maior, que é promover uma cultura ampla e duradoura de cuidado com a saúde em cada um de nossos colaboradores. A adoção de boas práticas ergonômicas e de hábitos saudáveis é essencial para termos um ambiente de trabalho seguro, eficiente e mais feliz”, concluiu a diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Cruz.
— — —
Texto – Marcella Normando / MMT/Semsa
Foto – Divulgação / Semsa