A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que os 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) aprovados no concurso e nomeados por meio do decreto de 26 de janeiro de 2024, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), devem se apresentar até o dia 26 de fevereiro para os procedimentos de posse.
De acordo com a Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DTRAB) da Semsa, os nomeados devem realizar primeiramente o cadastro online e anexar, em PDF, os documentos requeridos no site pssemsa.manaus.am.gov.br. Entre os documentos obrigatórios estão os de identificação pessoal e dos dependentes, certidões negativas de antecedentes criminais, comprovantes de residência, de escolaridade (diploma de ensino médio com histórico), de conta bancária de imunização contra a Covid-19, além de atestados de sanidade física e mental.
Após a efetivação do cadastro, os profissionais devem comparecer ao auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa, localizado na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, com os documentos originais, para conferência e checagem de pré-requisitos e para receber as orientações necessárias. O atendimento ocorre no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.
Os agentes que tomarem posse irão atuar em regime de 40 horas semanais. Do total de nomeados, 67 devem trabalhar na zona Leste, 54 na zona Norte, 44 na zona Oeste, 25 na zona Sul e 10 na zona rural.
Reforço
A nomeação dos 200 ACS foi anunciada pelo prefeito David Almeida como medida para reforçar as ações de Atenção Primária em Saúde realizadas pelo município, considerando a necessidade de composição das equipes de Estratégia Saúde da Família (e-SF) e o incremento da rede assistencial.
“Antes disso, o município já havia chamado os 300 agentes aprovados dentro do número de vagas. Com as novas nomeações entramos no cadastro reserva, chegando a 500 ACSs incorporados à rede de saúde na atual gestão”, contabiliza a titular da Semsa, Shádia Fraxe, acrescentando que esses profissionais são responsáveis por visitas domiciliares e ações de prevenção dentro de territórios específicos. “São eles que aproximam o serviço das comunidades”, pontua.
As 300 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde integram o edital 002/2021 do concurso da saúde municipal, que ofereceu 1.822 vagas para cargos diversos de nível médio, médio técnico e superior. Além dessas, o certame ofereceu 124 vagas para médicos (edital 001/2021) e 55 vagas para motoristas de ambulância e de motolância (edital 003/2021). Juntos, os três editais ofereceram 2.001 vagas.
Até o momento, sem considerar os 200 ACSs do cadastro reserva, foram nomeados 1.788 profissionais aprovados, o que representa 89% do total de vagas previstas.
— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa