O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) entregou, na segunda-feira (1/4), o Título de Cidadão do Amazonas ao vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, comandante do 9º Distrito Naval. A homenagem aconteceu pelos relevantes serviços prestados pelo comandante à sociedade amazonense no período de dois anos, enquanto esteve na função. A sessão foi presidida pelo deputado João Luiz (Republicanos) e contou com a presença do corpo militar da Marinha do Brasil atuante na capital do Amazonas.
Para o autor da homenagem, deputado Adjuto Afonso, o Título de Cidadão se justifica pelo empenho do vice-almirante, enquanto comandante do 9º Distrito Naval, com uma atuação que contribuiu para a melhoria de causas importantes e estratégicas para o bem-estar principalmente da população ribeirinha.
“A Marinha do Brasil faz um excelente trabalho em nossa região, atuando, inclusive, na área da saúde, atendendo a nossa gente do interior. Mais que isso, atua no enfrentamento de crimes cometidos nos rios da Amazônia, e cito um exemplo da Operação Ágata, à qual o vice-almirante, Thadeu Orosco, esteve à frente, no comando da Operação Conjunta Uiara, sendo responsável no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na Amazônia Ocidental, especificamente o tráfico e ao garimpo ilegal, resultando na preservação da floresta e do ecossistema”, justificou o deputado.
O vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, agora, cidadão amazonense, destacou em seu discurso a dimensão do Estado do Amazonas e o trabalho da Marinha do Brasil junto à população do interior, e disse que o título recebido ressalta o trabalho da entidade militar que atua nos rios amazônicos.
“Amazônia é muito pouco conhecida pelo brasileiro, muita gente fala sem conhecimento. Só quem tem autoridade pra falar sobre Amazônia são aqueles que são daqui. A alegria e a honra de ter recebido esse título decorrem do fato do Amazonas ser o maior Estado da jurisdição do 9º Distrito Naval e ele é central, abarca a maior porção navegável da bacia amazônica, por ela vem a vida, vem o desenvolvimento, vem a cultura. Fico honrado com o carinho do povo daqui, com o prestígio que a Marinha tem representado nessa Casa. Enquanto houver um ribeirinho carente, a Marinha estará ao lado desse ribeirinho, atendendo aonde não há infraestrutura de saúde. Me sinto envaidecido com o título, não por mim, mas pela Marinha”, disse o vice-almirante.
A sessão contou, ainda, com a presença do coronel Fabiano Bó, representando o governador Wilson Lima, o presidente da Somar, Sérgio Vianna, dentre outros representantes institucionais e o corpo de militares da Marinha do Brasil que atua no Estado.