O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), protagonizou Sessão Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (11), em homenagem ao Dia do Marinheiro e aos 50 anos de incorporação na Flotilha do Amazonas dos Navios-Patrulhas Fluviais Pedro Teixeira e Raposo Tavares, comemorados em 13 de dezembro, Dia do Marinheiro.
A homenagem à Marinha ocorre por sua função de defesa da Amazônia, pela contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da cultura da navegação e por sua forte atuação social. “Eu sou testemunha do quanto os ribeirinhos são atendidos pela Marinha, pelos navios-patrulha e suas tripulações, muitas comunidades estão localizadas entre os municípios, em locais de difícil acesso, sem atendimento, e a Marinha consegue chegar até essas pessoas. A Casa do Povo reconhece não apenas o trabalho de patrulhamento, mas o de grande função social para o Amazonas”, declarou o deputado Adjuto Afonso.
O vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, comandante do 9º Distrito Naval, representando a Marinha do Brasil, explanou por meio da retrospectiva histórica o surgimento da Marinha, chegando até atuação da Força Armada na Amazônia hoje, falando sobre a atuação na Pandemia de Covid-19, na estiagem histórica de 2023, e de quanto esses serviços são realizados com dedicação e afinco pela tripulação dos navios homenageados.
“É com muita honra que os marinheiros atendem ao chamado da Casa Legislativa, trazemos o ribeirinho para perto da Marinha, incluímos o ribeirinho sem recurso na atividade socioeconômica da navegação, e nos momentos de calamidade como a pandemia e a estiagem, mais uma vez a Marinha se fez presente quando o povo acenou com as necessidades. O ribeirinho quando necessitado, acena com um pano branco nos beiradões e a Marinha sempre irá ao seu auxílio”, declara o vice-almirante Lobo.
O chefe da Casa Militar do Executivo, coronel Fabiano Bó, que representou o governador Wilson Lima na solenidade, endossou as palavras do deputado e do vice-almirante. “Eu vi em várias ocasiões a alegria do povo ribeirinho ao ver um navio da Marinha, porque sua função ultrapassa defesa e a soberania. A Marinha tem uma grande função social, porque leva esperança a muitos ribeirinhos, tanto que os navios são conhecidos por Leões dos Rios por sua força na ajuda ao nosso povo. Parabenizo e agradeço ao deputado Adjuto Afonso, que conheço por seus rígidos critérios de suas homenagens, pela iniciativa de reconhecimento à Marinha”, declara o Coronel Fabiano Bó.
Estavam presentes, ainda, o deputado Sinésio Campos (PT) que dividiu os protocolos cerimoniais com o deputado Adjuto, Sérgio Fontes, secretário municipal de segurança, representando o prefeito de Manaus, David Almeida e autoridades, civis e militares da Marinha, Força Aérea e Exército Brasileiro.