A capacitação ajudará a identificar áreas de risco geológico, implementar medidas preventivas e de mitigação para aumentar a conscientização da população e a preparação para eventos adversos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá (RJ)
Agentes da Defesa Civil do Amazonas participam de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 75 profissionais dos órgãos de proteção e defesa civil de todo o país estão em treinamento. O curso é realizado pela parceria entre a Defesa Civil local e o Serviço Geológico do Brasil, até a sexta-feira (22/03).
O objetivo do curso é transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres socioambientais, relacionados à movimentação de massa, como deslizamentos, queda de blocos e lascas, rolamentos, corrida de detritos, entre outros.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá (RJ)
De acordo com o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, a preparação ajudará identificar áreas de risco geológico, implementar medidas preventivas e de mitigação visando aumentar a conscientização da população e a preparação para eventos adversos.
“O treinamento abrange uma série de tópicos fundamentais, incluindo técnicas de reconhecimento de padrões geológicos, interpretação de mapas topográficos, análise de dados geoespaciais e avaliação de vulnerabilidades em comunidades locais, tendo em vista que o nosso estado, com sua vasta extensão e complexidade geográfica, apresenta uma gama diversificada de riscos naturais, incluindo deslizamentos de terra, desabamentos, inundações e outros eventos geológicos”, ressaltou o gestor.
A qualificação é voltada exclusivamente para profissionais que atuam nas áreas técnica e operacional, dos órgãos de Proteção e Defesa Civil, e nas ações de redução do risco de desastres geológicos.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá (RJ)