Em 2024, as ações resultaram no cumprimento de mais 160 mandados de prisão e na apreensão mais de 2 toneladas de entorpecentes
Fotos: Victor Levy/ SSP-AMO trabalho integrado entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Civil (PC-AM) tem fortalecido o policiamento ostensivo, preventivo e investigativo, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). As ações estratégicas e integradas associadas às operações da Base Fluvial Arpão fizeram com que o município reduzisse os indicadores criminais, e aumentasse a produtividade na apreensão de entorpecentes.
O delegado da unidade Interativa da Polícia Civil em Coari, José Barradas, informou que somente no ano passado, as ações integradas resultaram numa queda de cerca de 60% nos crimes de roubo e 18% de redução nos casos de furto. Além disso, o trabalho integrado resultou, ainda, na apreensão de mais de 1,5 tonelada de entorpecentes.
“Quando a Base Arpão chegou, em agosto de 2020, o índice de criminalidade começou a baixar. Aquelas pessoas que praticam os crimes, a gente conseguiu identificar com apoio da Base Arpão e do 5º Batalhão da Polícia Militar. Realizamos diversas operações integradas, conseguimos prender as principais lideranças criminosas e apreender lanchas, drogas e armas”, destacou Barradas.
Fotos: Victor Levy/ SSP-AMEste ano, conforme o delegado, os índices seguem em queda e o município fechou o mês de março sem nenhum registro de homicídio. “Este mês não tivemos nenhum homicídio dado esse trabalho integrado entre as Forças de Segurança e o apoio da Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas”, reforçou o delegado.
Policiamento nas comunidades
Responsável pelo policiamento ostensivo, os policiais do 5ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) têm reforçado os trabalhos, também, na área rural de Coari. O patrulhamento fluvial com apoio de lanchas blindadas é constante, bem como às visitas às comunidades.
O comandante do 5º BPM, tenente-coronel Pedro Moreira destcou que o apoio das comunidades ao trabalho da Polícia Militar tem contribuído para os resultados alcançados pelas Forças de Segurança. Ele falou, ainda, sobre a importância da manutenção das atividades da Base Arpão, que mudou o cenário da tentativa de escoamento de droga pelo município.
Fotos: Victor Levy/ SSP-AM“Ela realiza abordagens de todas as embarcações que descem o rio Solimões coibindo tanto os ilícitos ambientais quanto narcotráfico, quando os roubos nos rios e é de suma importância para os municípios de Coari, Codajás, Tefé, além disso, presta um apoio para nossos policiais do 5º Batalhão, além de nos ajudar na proteção de inúmeras comunidades ribeirinhas”, afirmou o comandante.