O deputado Comandante Dan (Podemos) esteve em Brasília, na terça-feira (23/4), para uma agenda com o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, que integra a equipe do ministro Ricardo Lewandowisk. O encontro teve como pauta a situação da segurança no Amazonas e projetos que possam apontar para um combate efetivo ao crime organizado.
“A Senasp é uma espécie de vice-ministério, onde todas as ações e projetos de segurança, inclusive os aportes financeiros à área, são avaliados. O secretário Sarrubbo pode ser um grande aliado do Amazonas. Saí com a impressão que ele será”, declarou o deputado, após a reunião.
Durante o encontro, o novo titular da Senasp ouviu atentamente a apresentação do diagnóstico da segurança pública no Estado e na Amazônia e a importância da ação integrada na faixa de fronteira do Amazonas. Câmara pediu a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional em Tabatinga, e não em Manaus, como são os planos do Ministério; a criação, no Amazonas, de um Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), nos mesmos moldes do que existe em Foz do Iguaçu, no Paraná; e a instalação de um Gabinete de Gestão Integrada para a faixa de fronteira do Amazonas e Calha do Solimões.
Sarrubbo garantiu, durante a agenda, a criação, no Amazonas, de um CIOF, pela gravidade dos números da violência no Amazonas, em relação à média nacional.
“O secretário percebeu a urgência que os cenários demandam e já ordenou à equipe técnica do Ministério que inicie as tratativas, que terão a participação da Comissão de Segurança Pública da Aleam”, declarou o deputado.
O próximo passo, segundo Dan Câmara, será estreitar os laços do secretário com o Amazonas e avançar em novas conquistas. Ao final da agenda o deputado convidou o secretário Nacional de Segurança para participar do II Seminário de Segurança Inovadora, que deverá acontecer na sede do Legislativo amazonense, com data indicativa para o final de maio. Sarrubbo confirmou presença ao evento, ocasião em que deverá anunciar oficialmente o CIOF Tabatinga.
Mário Sarrubbo é graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre pela PUC-SP, atuou no Ministério Público de São Paulo e foi Conselheiro Superior da instituição. Antes de assumir a Senasp, ele ocupou o cargo de procurador-geral da Justiça de São Paulo.
Agendas no Congresso
O Comandante Dan também esteve em reuniões das duas comissões de segurança pública e combate ao crime organizado da Câmara Federal e do Senado. Foi recebido pelos respectivos presidentes, deputado Alberto Fraga (PL/DF), e senador Sérgio Petecão (PSD/AC), que estiveram em Manaus recentemente, para o I Encontro Técnico das Comissões Legislativas de Segurança Pública.
“Fiquei surpreso pela receptividade e pela boa impressão que tiveram do evento que realizamos em Manaus. Ambos querem continuar aquela ação, agora em Brasília, para uma grande reunião, já com projetos para a Amazônia. Também tratei da participação deles no II Seminário de Segurança Inovadora”, finalizou Câmara, que preside as Comissões de Segurança Pública do Legislativo amazonense e da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale.