Lançado pelo governador Wilson Lima, seis unidades de ensino do Amazonas passam a integrar o Pecim
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Seis escolas da rede estadual do Amazonas, sendo cinco na capital e uma no interior, passam a integrar o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O lançamento do programa feito pelo governador Wilson Lima, na terça-feira (06/05), mobilizou alunos, responsáveis e a comunidade escolar da, agora, Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Cívico-Militar Profª Tereza Siqueira Tupinambá, localizada na zona norte de Manaus.
De acordo com o governador Wilson Lima, o modelo proporciona a valorização de temas como o civismo, a disciplina e a excelência educacional.
“Todas as escolas militares ou cívico-militares do Amazonas têm resultados educacionais excepcionais. Então, é uma iniciativa que valorizamos, no sentido de ampliar os bons índices educacionais na educação pública amazonense”, destacou o governador.
Professor de Educação Física da Eeti Profª Tereza Tupinambá, desde 2016, Matheus Moreira reforçou que o modelo cívico-militar traz pontos positivos para a rotina diária do corpo docente. De acordo com o professor, torna-se possível dividir algumas responsabilidades com os militares da reserva presentes na escola.
“A gente tem a oportunidade de focar única e exclusivamente no lado pedagógico do nosso trabalho, já que a parte disciplinar é feita pelos militares. Isso traz mais qualidade para a nossa rotina. É uma preocupação a menos, que impacta consideravelmente no rendimento escolar”, ressaltou Matheus.
Para o aluno Sandro Chamy, 13, que atualmente está no 8º ano do Ensino Fundamental, mas estuda na escola desde o 6º ano, as diferenças ocasionadas pelas últimas novidades da unidade de ensino são perceptíveis.
“A escola está mais organizada, mais bonita. Eu também gostava do modelo cívico-militar, acho que a gente se comportava melhor”, compartilhou o discente.
Pecim
Instituído por meio do Decreto nº 49.042, de 26 de fevereiro de 2024, o Pecim prevê o trabalho colaborativo entre os profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e militares da reserva, que serão responsáveis pelo planejamento e realização do monitoramento dos estudantes e pelas atividades extracurriculares.
Neste primeiro momento, cerca de 4,6 mil estudantes serão atendidos por meio do modelo cívico-militar no Amazonas, nas escolas estaduais (EEs) Fueth Paulo Mourão, Professor Homero de Miranda Leão, Professor Nelson Alves Ferreira, Professor Reinaldo Thompson, no Eeti Professora Tereza Siqueira Tupinambá, localizadas no município de Manaus; e na EE Conceição Xavier de Alencar, localizada no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus).
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarEETI Tereza Tupinambá
A EETI Cívico-Militar Prof° Tereza Siqueira Tupinambá, localizada na zona norte de Manaus, foi palco do lançamento do Pecim. Docentes, alunos e familiares estiveram presentes na iniciativa que marcou a reimplementação do modelo cívico-militar na instituição.
Isso porque, antes da extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, por meio do Decreto nº 11.611, de 19 de julho de 2023, a escola já funcionava a partir do modelo cívico-militar. Para além das revitalizações e reencontro com antigos modelos de gestão escolar, outra novidade para 2025 foi a implementação do modelo de Tempo Integral na unidade de ensino.
Revitalização da unidade
Com cerca de R$ 500 mil investidos, o Eeti Profª Tereza Tupinambá é a 466ª escola revitalizada pelo governador Wilson Lima, desde 2019. Entre as principais obras realizadas na instituição, estão os serviços de pintura geral, manutenção hidráulica, elétrica, hidrossanitária, manutenção de portas metálicas e fechaduras, adequação da cozinha, manutenção de forro, troca de caixa de ar-condicionado em concreto, adequação do laboratório de informática, revitalização da quadra, troca de vidros, abrigo para os botijões de gás e o abrigo de resíduos sólidos.