O deputado Comandante Dan (Podemos) levou 11 vereadores das cidades mais afetadas pela queda das pontes do rio Curuçá e Autaz Mirim para uma agenda com o engenheiro Orlando Fanaia, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Parlamentares de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea e Nova Olinda debateram suas angústias sobre a travessia dos rios e a manutenção daquela estrada. A agenda foi fruto das Audiências Públicas realizadas por Câmara, nos municípios, logo após o feriado de Carnaval.
“As pontes ruíram em setembro e outubro de 2022 e estivemos pela primeira vez , em 20 de março de 2023, juntamente com lideranças dos municípios. De lá pra cá, enfrentamos dificuldades, tivemos que representar contra o órgão no Ministério Público Federal, mas foi necessária a troca do superintendente para termos uma boa comunicação e acolhida. Agradeço ao engenheiro Fanaia”, afirmou o deputado.
Na pauta, o principal debate foi sobre a melhoria dos serviços temporários de travessia em balsas e a entrega definitiva das pontes.
O superintendente Fanaia assegurou que acompanhará mais de perto o desenrolar das providências. “Estamos trocando os equipamentos para balsas mais modernas e em melhor estado de conservação, já temos licitação publicada e obras em andamento. Vocês, deputado e vereadores, serão nossos parceiros”, afirmou.
Muito além das pontes
A reunião também serviu para que os parlamentares municipais reivindicassem outros itens importantes às cidades.
O vereador Tay Lima, representante do Careiro pediu atenção ao trecho da BR que passa na sede daquele município, onde está muito esburacado e faz com que os motoristas, ao desviarem do trecho, causem acidentes.
Ele afirmou que há travessia escolar, o que demanda, além do tapa-buraco, de sinalização e redutores de velocidade.
O vereador de Nova Olinda do Norte, Fabio Lira, falou da péssima qualidade do serviço de tapa-buraco.
“Os funcionários fazem hoje e daqui a dois dias o asfalto está novamente quebrado”, afirmou.
Fanaia se comprometeu em mandar equipes de engenharia e fiscalização ao local. Câmara afirmou ainda da importância daquela ação.
“Fala-se em asfaltar o ‘trecho do meio’, mas a queda das pontes, que poderia ter sido evitada e foi alertada, não está no ‘meio’, mas impacta diretamente em 300 mil cidadãos, com dificuldades de deslocarem suas produções rurais, até de ir a uma agenda médica fora de seus municípios. Chega a ser vergonhoso e humilhante”, disse.
Novos aliados
Satisfeito com o resultado da reunião, Dan Câmara destacou estar confiante com a proximidade do DNIT.
Ele também agradeceu a presença da representação da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas às audiências, e da Comissão de Segurança Pública em Autazes, Careiro e Manaquiri. “Foi a primeira vez que eles estiveram presentes e já nos responderam as demandas oficialmente”, parabenizou.
“Teremos dois novos postos de fiscalização sendo construídos em Manaquiri e Humaitá, além daquele que já existe no Km 13 e; quanto a fiscalização dos bi-trens que trafegam acima do peso, temos a promessa de ações pontuais no Careiro, além da restrição desde o início da travessia do Rio Amazonas, no Km 1 e o entroncamento com a BR-230/AM em Humaitá, no Km 679,30”, finalizou o deputado.