A comunidade do Tilheiro, no Lago do Janauacá, no município de Manaquiri (158 quilômetros de Manaus), precisa de suporte para cumprir o defeso do mapará. A informação foi levada ao plenário do Legislativo Estadual pelo deputado Comandante Dan (Podemos), após apelo da presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da comunidade, Suzete Lima.
A representante da comunidade recorreu ao deputado informando que a comunidade sofre com a pesca predatória noturna, praticada por barcos invasores de outras regiões, em busca do mapará. Há relatos, de acordo com ela, sobre o uso de rede de pesca, o que é altamente prejudicial, porque afeta toda a fauna aquática.
“Acionamos o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, e pedimos uma ação imediata do Batalhão Ambiental. Sabemos que a demanda é muito alta e que a estrutura, infelizmente, é insuficiente para atender um Estado que tem 1,5 milhão de quilômetros quadrados de florestas a serem patrulhadas. Também estamos acionando outros órgãos ambientais estaduais e federais com poder de polícia”, afirmou o deputado.
O Janauacá é referência na Região Metropolitana de Manaus, segundo o parlamentar, para pesca artesanal e desportiva, com o foco no turismo da pesca do tucunaré, que atrai visitantes de todo o mundo. Câmara afirma que, somente na comunidade do Tilheiro, mais de 105 famílias são diretamente impactadas em termos de trabalho e renda e que é necessário um suporte da polícia ambiental para manter a ordem naquela área.
No momento, há 10 espécies de peixes no período de defeso no Amazonas, quando a pesca é proibida para proteger o período de reprodução. O defeso do mapará vai até o dia 15 de março.