A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou no último final de semana, a quinta Audiência Pública após retorno às atividades parlamentares. O deputado Comandante Dan (Podemos) alertou para os novos perfis de violência no interior do Amazonas, identificados a partir dos eventos da Comissão. O parlamentar afirmou que é perceptível o aumento dos problemas nas sedes dos municípios, com ênfase as localidades que têm maior concentração populacional na zona rural.
Segurança escolar, altos índices de violência doméstica, violência contra idosos e estupros de vulneráveis são crimes recorrentes nos relatos dos delegados do interior, segundo Câmara, que completa a afirmação citando que as queixas se reportam, quase sempre, à falta de efetivo, guarda civil metropolitana irregular, fora do que estabelece a Lei Federal, e municípios sem adesão ao Sistema Único de Segurança.
“A questão estrutural e legal é contornável, a partir do investimento público, trabalhamos inclusive para a municipalização da segurança, com a adesão das cidades ao Sistema Único, entretanto os crimes mais urbanos demonstram o enfraquecimento do sistema familiar e comunitário. São crimes onde os policiais podem agir de forma repressiva, mas quase nunca preventiva, sendo necessário a defesa social”, declarou Câmara.
O deputado também fala de uma desconexão entre os cidadãos vivendo nas sedes dos municípios dos que vivem nas zonas rurais. Avaliou que são mundos completamente diversos, porém destacou que a violência rural é maior e mais coletiva, especialmente com a expansão do crime organizado e dos narconegócios, com dados prejudiciais ao ribeirinho, às comunidades rurais e ao meio ambiente natural.
As audiências da Comissão de Segurança são precedidas de um trabalho de mapeamento da realidade vivida pelos cidadãos. “A audiência, o evento propriamente dito, é só o fechamento do trabalho”, afirmou o parlamentar.
Autazes, Careiro, Manaquiri e Nova Olinda foram alvo de audiências da CSP neste primeiro trimestre de 2024, além do Centro Histórico de Manaus. Em março estão previstas Audiências Públicas no bairro Novo Aleixo, em Manaus, e em outras quatro cidades do interior, como Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Urucará.