Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (20/2), os parlamentares destacaram ações, viagens e participações em eventos realizados na capital e em vários municípios do Estado.
Em seu pronunciamento, o deputado Cabo Maciel (PL) explanou sobre a participação no último sábado (17) do evento na Associação Mãos Solidárias, localizado em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). O parlamentar destacou que a Associação recebeu emendas parlamentares de sua autoria, destinadas às atividades prestadas à população.
“Foram anunciados mais nove projetos sociais, envolvendo cursos de dança, flauta, violão, teclado, além de jiu-jítsu, futebol e atividades à terceira idade. Parabenizo o governador Wilson Lima, que liberou os recursos e também à Secretaria de Estado de Assistência Social pelo apoio”, enfatizou Maciel.
As viagens realizadas aos municípios ao longo da BR-319 (Manaus-Porto Velho), no final de semana, foi o assunto do deputado Comandante Dan (Podemos), que manifestou preocupação com o recapeamento da rodovia e a falta de trafegabilidade nas pontes que desabaram há dois anos. “São mais de 300 mil pessoas impactadas diariamente pela falta de trafegabilidade na BR-319”, apontou.
As pontes que desabaram ao longo da BR-319 também foram assunto do discurso do deputado Rozenha (PMB), que reclamou da inércia do Governo Federal depois de quase dois anos. “Brasília nos enxerga como um povo de segunda categoria. Se essas pontes fossem na Fernão Dias ou em outra rodovia do Sul do país, já estariam de pé. Elas fizeram muita falta com a seca histórica do ano passado”, lamentou.
Novas Reservas
Em seu discurso, o deputado Sinésio Campos (PT) destacou participação em evento realizado na sexta-feira (16) pela Eneva, empresa especializada na geração de energia e extração de gás natural, que anunciou a comercialidade de duas novas reservas de gás natural na bacia do Amazonas.
“Mais uma vez, teremos novos campos de gás em Silves e Itapiranga e tenho certeza de que, em breve, se vislumbra o Amazonas como maior reserva de gás em terra. Com isso, estamos fazendo a diferença. Serão novos cinco mil empregos, que ocorrerão em Silves. Não tenho dúvida de que gerar emprego e renda faz a diferença na vida das pessoas. Silves vai ganhar uma escola técnica voltada à exploração de gás”, informou Sinésio.
Violência contra a mulher
Um caso de violência contra a mulher que foi destaque nas redes sociais foi discorrido pela deputada Alessandra Campêlo (Podemos). De acordo com a parlamentar, que é presidente da Procuradoria da Mulher da Aleam, nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por um vídeo de um homem no bairro Armando Mendes enforcando uma mulher até ela desmaiar na rua, em uma clara tentativa de feminicídio.
“O vídeo chocou muitas pessoas. Procuramos a Delegacia da Mulher e as autoridades e foi aberto um inquérito policial, que independe da vontade da vítima. Por isso, qualquer pessoa tem o dever de denunciar e quem não denuncia é omisso e cúmplice. O inquérito foi instaurado e a mulher será ouvida”, afirmou.