A Câmara Municipal de Manaus (CMM) é composta, em sua maioria, por servidoras mulheres que diariamente desempenham funções essenciais para o funcionamento da Casa Legislativa. Um desses departamentos é o Cerimonial da CMM. Composta por 21 membros, com predominância feminina, o Cerimonial é responsável por preparar e executar todos os protocolos das Sessões Plenárias e solenidades da Casa Legislativa.
A diretora do cerimonial Ieda Frota, conta como é feito o trabalho antes, durante e após as sessões e solenidades da CMM.
“O cerimonial tem várias atividades. Desde a recepção de uma autoridade, até a finalização. Para realizar tudo isso, é necessário um planejamento prévio. Dividimos em planejar, organizar e executar”, detalhou Ieda.
A líder do departamento enfatizou o papel da mulher no ambiente de trabalho e disse, ainda, que as mulheres possuem características únicas.
“A figura da mulher não é importante apenas no cerimonial. A figura da mulher é importante em todas as profissões. A mulher tem mais sensibilidade na hora de organizar as atividades. Durante esse mês, escolheram uma data para nos homenagear. Mas na verdade, nós temos que ser prestigiadas diariamente. Nós somos guerreiras”, considerou Ieda.
A diretora também exaltou a participação da sua equipe no desenrolar das atividades, e lembrou a importância do cerimonial durante a recepção de autoridades públicas.
“O trabalho é impossível ser feito só. É necessário uma equipe, e esse grupo precisa estar equilibrado e alinhado. Trabalhamos com protocolo e precedência de autoridade. Para isso precisamos ter conhecimento, para assim efetivar uma excelente solenidade”, detalhou.
Homenagem – Durante Reunião Solene, realizada nessa quinta-feira (07/03), Ieda Frota recebeu do vereador Professor Samuel (PL) o prêmio “Mulher Cidadã”.
Equipe sendo homenageada no Plenário da CMMDe acordo com o vereador, o título reconhece os trabalhos desempenhados pela diretora e por todos os membros do Cerimonial da CMM.
“Em nome de todas as mulheres, eu as parabenizo. Obrigada a todos os vereadores e as nossas vereadoras. Queria dedicar este prêmio para todas aquelas guerreiras, que sem elas eu não consigo construir nada”, afirmou Ieda Frota.
Foto: Emerson França – Dicom/CMM