O fomento de mudas é feito desde 2022, atendendo 22 municípios que atuam na atividade
Foto: Isaac Maia e Emerson Martins/Sepror
Em celebração ao Dia Mundial do Café, comemorado nesta segunda-feira (14/04), o Governo do Amazonas destaca os avanços realizados, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com entregas de mudas de café, assistência técnica, extensão e apoio na comercialização.
Com aproximadamente mil pés de café plantados em uma área de meio hectare, a produtora rural Juliane Monteiro, do município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), ressalta que o principal incentivo para atuar na atividade veio do recebimento de mudas realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
Foto: Isaac Maia e Emerson Martins/Sepror
“Hoje estou colhendo os frutos das mudas de café que recebi em 2022. Antes eu trabalhava com mandioca e acabei decidindo investir também no café. E deu muito certo. O café no Amazonas está em pleno crescimento, com valores ótimos para comercialização. Excelente decisão o investimento nessa atividade”, ressalta Juliane.
Ela faz parte dos 2.200 produtores rurais que foram beneficiados com entregas de mudas de café, do tipo Robustas Amazônicos, desde 2022 até 2025. Cada produtor recebeu 1 kit, composto por 30 mudas. Ao todo, foram entregues aproximadamente 60 mil mudas.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o objetivo é potencializar o setor com mais entregas neste ano de 2025, aos municípios que têm potencial produtivo na atividade, proporcionando também uma nova alternativa econômica aos produtores rurais.
Foto: Isaac Maia e Emerson Martins/Sepror
“Iniciamos o ano de 2025 realizando entregas de mudas de café a produtoras rurais da zona rural de Manaus, durante o evento das Patroas do Agro. Logo vamos iniciar as entregas em outros municípios, pois o Amazonas tem vocação para cafeicultura”, diz o secretário da Sepror.
Ao todo, 22 municípios do Amazonas foram atendidos com as doações, somando um investimento de cerca de R$ 370.300 em recursos. As entregas contam com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e das prefeituras locais.
Foto: Isaac Maia e Emerson Martins/Sepror
Previsto para o início da primeira semana do mês de maio, a Sepror vai promover a 1ª Feira de Produtos Regionais voltados para a comercialização e degustação de café, no estacionamento do Sistema Sepror, bairro Japiim, zona sul de Manaus.