No terceiro mês deste ano, foram contabilizados 1.861 CPP’s, segundo o Idam, órgão responsável por serviços relacionados ao documento
A regularização dos produtores rurais amazonenses encerrou o primeiro trimestre deste ano em alta. Em março, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas (Idam) atuou na emissão e renovação de 1.861 cartões do Produtor Primário (CPP). A quantidade é 17,5% superior ao registrado no mês anterior, quando o número de documentos emitidos e renovados foi de 1.583 unidades.
FOTO: Marfram Vieira / IdamNo ranking de março na emissão e renovação dos documentos estão os municípios de Rio Preto da Eva, com 209 CPP’s registrados, seguido por Manaus (103), Iranduba (97), Presidente Figueiredo (88) e São Gabriel da Cachoeira (68).
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o crescimento mensal é resultado das ações de regularização realizadas pelas Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do instituto presentes nos 62 municípios amazonenses.
“Sabemos da importância do produtor rural. Dessa forma, além de atuarem de forma regular, eles também têm garantido o acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de acesso ao crédito rural da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) por exemplo”, disse o diretor-presidente.
Alvino enfatiza, ainda, que o serviço está disponível, de forma gratuita, nas 75 UnLoc’s e postos avançados do instituto, que também realizam mutirões e ações itinerantes além das sedes dos municípios. “A intenção é levar o serviço, também, às comunidades mais longínquas e garantir a todos o acesso à documentação”, frisou.
Acumulado do trimestre
No primeiro trimestre deste ano, o número de Cartões do Produtor Primário (CPP) emitidos e renovados no Amazonas superou a marca de 6 mil documentos, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas (Idam). Ao todo, entre janeiro e março, foram contabilizados 6.127 CPP’s.
No acumulado dos três primeiros meses, Rio Preto da Eva foi o município que mais efetuou renovações e emissões no CPP, um total de 420; seguido, novamente, por Manacapuru com 409; e Presidente Figueiredo, com 387.