Espaço Anjo Azul é fruto de investimentos do Estado por meio de emendas parlamentares
O governador Wilson Lima inaugurou, na sexta-feira (22/03), o primeiro centro de lazer 100% adaptado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Espaço Anjo Azul é um anexo do Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin), e foi projetado com base na demanda dos pacientes e seus familiares, com investimento de R$ 400 mil.
FOTOS: Herick Pereira/SecomE estrutura foi projetada para atender mais de 670 famílias de pessoas com TEA no município. A iniciativa é uma forma de garantir os direitos das pessoas com deficiência para acesso ao lazer. O local dispõe de um espaço sensorial, parque lúdico, quadra de areia, redário, varanda, piscina e circuito sensorial.
A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância da iniciativa para a saúde e bem-estar da população autista de Parintins. ”Hoje, nós estamos inaugurando o Espaço Anjo Azul, oriundo de três emendas parlamentares do deputado Roberto Cidade. É o primeiro espaço, aqui em Parintins, de lazer para crianças que têm o Transtorno do Espectro autista, é um anexo do Instituto Isadora Tupinambá”, explicou.
Além de funcionar como um parque para lazer e convivência das famílias, o Espaço Azul também vai ofertar terapias com o uso da piscina, como natação e hidroginástica, que ajudam a desenvolver a autonomia e coordenação motora de pessoas autistas. A prática em ambiente aquático também é importante aliada para desenvolver outros estímulos sensoriais.
O local recebeu recursos do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a execução da Emenda de Bancada do União Brasil, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade, em 2023. A obra foi iniciada em julho do ano passado, com o início do Termo de Fomento 026/2023.
Pai atípico, Jucenildo da Silva levou o pequeno Sebastian, de 3 anos, para a estreia do local. “A gente necessita de um espaço como este, onde elas possam ser bem recebidas, bem tratadas, ter um ambiente adequado para elas e que entenda o lado delas é muito gratificante. Como pais e mães atípicos, vejo que muitos não têm um espaço como este para socializar com seus filhos. Querendo ou não, ainda temos uma sociedade que olha diferente para essas crianças, então é importante um espaço como este”, ressaltou.
Assistência e inclusão
Garantindo a inclusão e os direitos das Pessoas com Deficiência (PcD), o Governo do Amazonas entregou, ainda, 12 cadeiras de rodas para a população. A solicitação atende crianças e adultos com deficiências físicas e intelectuais, auxiliando na mobilidade e maior autonomia deles e de suas famílias.
FOTOS: Herick Pereira/SecomA dona de casa Dayane Azevedo, 41, comemorou o fato da filha, Zaiene Azevedo, ser contemplada com o equipamento aos 17 anos. “Vai melhorar muito. Ela está grande agora e eu não consigo mais carregá-la. Com a cadeira de rodas vai ser uma forma de me locomover com ela, para sair, passear porque ela tem vontade de sair, mas como eu não podia carregar ela, a gente não ia”, ressaltou a mãe.
Ao todo, foram seis unidades do model