Buscando informar sobre as capacitações referente a água, saneamento, higiene e infraestrutura, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou, nesta sexta-feira, 19/4, o concurso “Projeto de Wash” voltado para as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizadas no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital. A atividade aconteceu no auditório do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan).
As nove escolas que existem no bairro participaram do concurso, sendo sete escolas municipais e duas estaduais, onde mostraram todo o conhecimento sobre como economizar e reaproveitar a água. Cada apresentação teve a duração de 15 minutos.
Uma delas foi a escola municipal São Luiz, com o projeto Reaproveitamento da água. “Nosso projeto fala do reaproveitamento da água, então nós utilizamos a água da chuva para lavar os banheiros, pátios e regar as plantas. Com o prêmio desse concurso, nós vamos trocar todas as torneiras da escola e colocar aquelas que fecham sozinha e assim acabar com o desperdício na escola”, explicou a aluna Ádria Potássio, de 8 anos, do 3º ano, que também é a presidente do Grêmio Estudantil da unidade de ensino.
O chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), Luiz Oliveira, participou do concurso e falou sobre a satisfação em ver o cuidado dos estudantes no tratamento da água.
“Nós, da Semed, ficamos muito felizes em conseguir contemplar todos os eixos que foram inseridos em relação à água, desde o saneamento, tratamento, em como reutilizar essa água com projetos significativos e que temos certeza de que isso vai melhorar ainda mais o ambiente escolar, conscientizando todos os estudantes desde a educação infantil ao ensino fundamental”, destacou.
Os projetos foram avaliados por uma banca julgadora com membros da Semed, Fundação Rede Amazônica, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e parceiros doadores. Serão escolhidos os três melhores projetos e cada um vai receber o valor de R$ 40 mil e mais assessoria técnica para executar o projeto de melhoria no campo de água e saneamento na sua escola.
— — —
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Ulisson Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBmZ72