Considerado um dos eventos culturais mais tradicionais do Amazonas, o Festival de Artes Integradas “Te Encontro Na Barroso” agora faz parte do calendário oficial do Estado. Isso porque a Lei nº 6.694/2024, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) e que inclui o evento na programação estadual, foi sancionada pelo Governo do Estado.
Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 4 de janeiro, a lei permite a inclusão do festival no calendário oficial de eventos do Amazonas, o que garante ao Executivo estadual uma possível destinação de recursos ao evento, promovido anualmente em agosto pelo Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) e mistura arte, entretenimento, gastronomia e empreendedorismo na rua Barroso, localizada no Centro de Manaus.
O idealizador do projeto, João Fernandes, agradeceu a lei proposta por Barreto e afirmou que o evento passará a ganhar mais notoriedade pela importância em mostrar a cultura local por meio da arte amazonense.
“Gostaria de agradecer ao deputado Wilker Barreto, pela felicidade do projeto Te Encontro na Barroso passar a compor o calendário do Estado. Isso é muito importante para um projeto que é realizado pela sociedade e que cada vez mais vai cumprir esse papel de trazer a cidade para o Centro, gerando emprego, renda e o fomento à cultura de Manaus e do Amazonas”, afirmou Fernandes.
Autor da lei, Wilker afirmou que a sanção da lei permitirá que o Te Encontro na Barroso tenha uma maior visibilidade por parte do Estado e destacou a “função social” do evento em ocupar o centro urbano da capital, hoje abandonado pelo poder público.
“A inclusão do evento no calendário do Estado dá a possibilidade do Governo direcionar recursos ao festival, garantindo assim o fomento à cultura local, além de trazer maior visibilidade à esse belíssimo projeto, que leva vida e resgate a um centro da capital hoje tão esquecido e abandonado”, pontuou Barreto, que esteve presente na 3ª edição do Te Encontro na Barroso, realizada no dia 6 de agosto de 2023. Na ocasião, o parlamentar foi conferir de perto a aplicação de uma emenda de R$ 100 mil, de sua autoria, para a realização do evento, que reuniu 12 mil pessoas e contou com 13 atrações musicais, além de expositores criativos e espaços gastronômicos.