Alinhamento de estratégias discutiu fluxos de coleta de amostras laboratoriais e critérios de definição de casos suspeitos e confirmados
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), vem fortalecndo as ações frente aos casos e notificações da Mpox, reforçando a resposta coordenada à doença junto às vigilâncias em saúde municipais.
O alinhamento das estratégias de enfrentamento ao avanço da doença ocorreram no formato online.
Foram discutidos os fluxos de coleta de amostras laboratoriais, os critérios de definição de casos suspeitos e confirmados, além de estratégias para lidar com a disseminação de desinformação relacionada à Mpox nas redes sociais.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância da atuação conjunta entre Estado e municípios. “O monitoramento é uma responsabilidade compartilhada. É fundamental alinhar estratégias não apenas para combater os agravos, mas também para enfrentar a propagação de informações falsas que circulam nas mídias digitais”, destacou.
A gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, Lilian Furtado, destaca que o encontro possibilitou a uniformidade nos procedimentos. “Esse alinhamento permite esclarecer dúvidas e reforçar o a ação técnico-operacional entre os municípios e o Estado, o que é estratégico para a resposta efetiva aos casos de mpox”, pontuou.
Na oportunidade, além da pauta sobre mpox, o cenário atual de vírus respiratórios no Amazonas também foi abordado. A discussão contou com a participação de mais de 100 pessoas on-line das equipes técnicas da vigilância em saúde municipais e do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP.
O alinhamento é uma estratégia contínua que ocorre, periodicamente, para diferentes doenças, incluindo doenças transmissíveis, como a mpox, para fortalecer a resposta frente às infecções e doenças, o apoio aos municípios no intuito de reforçar as ações de vigilância em todo o estado.