Evento acontece no Sambódromo de Manaus, nesta quinta-feira (11/04) e sexta-feira (12/04)
FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com o compromisso de promover saúde e prevenção de doenças, participa da 4ª edição do projeto Câmara Cidadã, realizado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), que acontece nesta quinta-feira (11/04) e sexta-feira (12/04), das 7h às 17h, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, localizado na zona centro-oeste da capital.
Na ação, a equipe da FVS-RCP oferece testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C. Será realizada, ainda, uma ação de educação em saúde, com orientações sobre prevenção dessas doenças e distribuição de preservativos interno e externo.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da participação da instituição neste evento. “Estamos empenhados em levar informação e cuidado à população. Eventos como o Câmara Cidadã proporcionam um espaço valioso para promovermos a saúde e prevenção de doenças, contribuindo assim para o bem-estar da comunidade”, afirma.
Segundo Viviany Araújo, da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da FVS-RCP, a testagem possibilita a prevenção das doenças. “É fundamental que as pessoas tenham acesso a informações sobre prevenção e realizem testes regularmente. A detecção precoce é essencial para o tratamento eficaz e para a prevenção da transmissão dessas infecções”, destaca.
Um dos presentes na ação, o motorista Francinei de Mourão Padilha, de 45 anos, aprovou a oportunidade de ter serviços de saúde na iniciativa. “Gostei da praticidade e a facilidade de fazer o exame”, declara.
FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCPPromovido pela CMM, o projeto Câmara Cidadã oferece diversos atendimentos e atividades em diferentes áreas, como saúde, educação e cidadania. Para ação de saúde, a FVS-RCP conta com os seguintes parceiros: AIDS Healthcare Foundation (AHF Brasil), Policlínica Codajás e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).