O programa proporciona economia de custos e eficiência energética, além da redução na emissão de gás carbônico
Foto: Antônio Carlos/Avanço
O sistema de iluminação pública do município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus) está sendo modernizado, com a implantação, pelo Governo do Estado, do Programa Ilumina+ Amazonas. O município receberá 1.361 pontos de iluminação, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 em Poeira. Os serviços iniciaram na última quarta-feira (10/04) e devem ser concluídos em duas semanas.
Realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED possui maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% nos custos de energia. No caso do interior do Amazonas, onde as termelétricas são à base de combustível fóssil, a economia ajuda a reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
Foto: Antônio Carlos/Avanço
Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas está fazendo um forte investimento na modernização da iluminação pública em Ipixuna, destinando R$ 2,6 milhões para a implantação da tecnologia LED em toda a sede e em algumas comunidades rurais. “É uma forma de o Governo apoiar os municípios que, muitas vezes não têm recursos para fazer essas ações de uma forma completa e de uma única vez. Fazem parcialmente e aos poucos, por questões orçamentárias. O Ilumina+ Amazonas está modernizando e padronizando a sede do município por inteiro, o que traz inúmeros benefícios”, afirmou.
O sub coordenador executivo de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, pontua que os benefícios econômicos do investimento do Estado vão desde a redução imediata, no mês seguinte, da conta de luz da prefeitura até a arrecadação de imposto. “O ISS (Imposto Sobre Serviço) recolhido fica em favor do município, que é beneficiado duas vezes. Com investimento direto do Governo do Estado na ação e, depois, com o ISS que a empresa executora recolhe em favor da prefeitura. Além disso, a padronização facilita o processo de manutenção de forma mais homogênea e imediata”, explicou Barbosa.
Segurança
A iluminação em LED melhora a qualidade de vida na cidade onde é implantada, ao proporcionar ruas mais seguras para atividades noturnas, além de desempenhar um papel crucial no impulsionamento da economia local.
Para o professor Joel Silva, morador de Ipixuna há 7 anos, a instalação de lâmpadas de LED na rua Newton Lima, onde reside, trouxe uma grande mudança. “Antes, a falta de iluminação deixava a rua escura e perigosa. Agora, com a nova iluminação, a rua está completamente iluminada e muito mais segura. Antes era arriscado sair, por causa da escuridão, mas agora a situação melhorou significativamente”, afirmou
Balanço do programa
Com Ipixuna, o Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 39 municípios e 59 comunidades rurais e indígenas. São 70.728 pontos com iluminação pública de LED.
A meta do Governo do Estado é alcançar todos os municípios do interior com o programa, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade antes da COP 30, que acontece em novembro de 2025.