Iniciativa da Sepror visa fortalecer conhecimentos em cooperativismo, horticultura e acesso ao crédito rural, além de orientar sobre o Programa Garantia Safra
Foto: Divulgação/Sepror
Em continuidade ao oferecimento de cursos de capacitação para produtores rurais, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura de Anamã (distante 165 quilômetros da capital), realizou uma série de cursos para aproximadamente 50 produtores, com objetivo de fortalecer o conhecimento desses agricultores em áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da agricultura do município.
Os cursos, coordenados pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror, tiveram início na terça-feira (18/03) e finalizarão nesta quinta-feira (20/03). Com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), a capacitação está sendo realizada tanto na sede do município quanto na comunidade do Arixi.
Foto: Divulgação/Sepror
“Esses cursos são uma oportunidade para os produtores rurais de Anamã adquirirem novos conhecimentos e técnicas, que irão contribuir para o crescimento da produção agrícola local”, destaca Rose Torres, chefe do Depe.
Entre os temas abordados nos cursos, destacam-se: associativismo; cooperativismo; elaboração de ata e estatuto da 1ª Associação Indígena de Anamã; boas práticas na produção de hortaliças; acesso ao crédito rural e orientação quanto à participação dos agricultores no Programa Garantia Safra.
O produtor José Arimateia, participa dos cursos e comenta que os cursos são essenciais para os produtores rurais de Anamã. “Aprendemos as técnicas de cultivo e também como nos organizarmos em associações e cooperativas, o que nos fortalece enquanto grupo”, afirma o produtor.
Foto: Divulgação/Sepror
Além de capacitar os produtores nas práticas agrícolas eficientes, os cursos também buscam orientar sobre programas governamentais como o Programa Garantia Safra, que auxilia os agricultores familiares em casos de perda de safra por motivos climáticos, garantindo uma renda mínima para essas famílias.