O vereador Joelson Silva (sem partido), usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o Grande Expediente desta terça-feira (20/02), para destacar o trabalho da gestão municipal para a contratação de guardas municipais. Durante Sessão Plenária, o vereador Joelson Silva também chamou a atenção para os casos de dengue em Manaus.
No discurso, Joelson Silva ressaltou que mais de 24 mil candidatos realizaram, no último domingo (18/02), as provas da primeira etapa do concurso público para o preenchimento de 200 vagas na Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
“Em viagem para algumas cidades, a guarda nos deixava um pouco triste às vezes, quando víamos como funcionava em outro estado, como São Paulo. Manaus já tem mais de 2 milhões de habitantes, mas a tristeza não era pela guarda em si, mas sim pela estrutura na organização. Estamos observando nesses dois últimos anos que a Guarda Municipal agora é uma realidade diferente”, salientou.
O parlamentar lembrou que os vereadores de Manaus tiveram participação na criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), quando o titular era o delegado de Polícia Federal aposentado Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes.
“Nós estamos falando de mais um trabalho realizado por essa gestão, pela prefeitura de Manaus, pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Isso é importante, é preciso ter esse reconhecimento. Eu não sou um grande conhecedor dessa área, mas a Câmara contribuiu novamente para que esse concurso fosse realizado”, declarou.
Bolsa-auxílio – Os aprovados e classificados deverão passar por um curso de formação para ingresso na carreira de guarda municipal de Manaus. Para isso, terão direito a uma bolsa-auxílio no valor correspondente a 50% do valor da remuneração inicial do cargo, correspondendo a R$ 1.344,89.
“Nós fizemos a modificação na lei, então a Câmara contribui com isso também, modificamos a lei para que a Guarda pudesse estar armada”, disse Silva salientando que, segundo o Anuário da Segurança, o Amazonas é o terceiro estado mais violento do Brasil.
“É importante nós mostrarmos o que está sendo feito nesta gestão. Então, na segurança pública, estamos fazendo agora com o município integrando. Finalmente, estamos aumentando o corpo de número de guardas, preparando-os e equipando para aí sim nós integrarmos a questão das forças estaduais e das forças federais de segurança pública”, finalizou.
Dengue – Na Sessão Plenária, o vereador Joelson Silva também chamou atenção para os casos de dengue em Manaus, e citou o último informe divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Do dia 1º de janeiro até o dia 15 fevereiro, foram 1.383 casos confirmados de dengue no estado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos.
“Também quero dizer a população que a Fundação de Vigilância em Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) não vão conseguir conter esse avanço da dengue se toda sociedade manauara não contribuir também”, reforçou Joelson.
O parlamentar ressaltou que além do cuidado, o público deve estar atento para a vacinação. Enviadas pelo Ministério da Saúde, as doses foram recebidas pelo Amazonas no dia 10 de fevereiro.
“As vacinas já foram distribuídas para as diversas secretarias municipais de saúde, então só para alertar, que nós devemos ter cuidado para que de repente isso não se transforme numa grande epidemia na nossa cidade”, alertou Joelson Silva.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Ítalo Sena