O vereador Joelson Silva (sem partido) parabenizou, durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) pelos seus 57 anos completados nesta quarta-feira (28/02), modelo de desenvolvimento regional mais exitoso da história do País.
Joelson Silva iniciou o discurso lembrando que no dia 28 de fevereiro de 1967, foi publicado o Decreto Lei nº 288, que criou a Suframa e reformulou as bases do modelo Zona Franca inicialmente concebido como Porto Livre.
“A Zona Franca de Manaus hoje é um modelo de sucesso para todo o nosso país e ainda continua sendo a nossa principal matriz econômica. Essa estrutura, viés econômico, que tem se mantido durante esses 57 anos, a nossa cidade de Manaus e nosso estado do Amazonas, cria aproximadamente 110 mil empregos diretos e mais 400 mil empregos indiretos”, destacou.
O vereador destacou que ao longo de sua história, a Zona Franca de Manaus enfrentou desafios e superou obstáculos. O parlamentar destacou que apesar do modelo ser exitoso, já sofreu ataques.
“O nosso modelo de vez enquanto é atacado, passa por turbulências, por dificuldades, pela falta de conhecimento de muitas pessoas que não reconhecem, conhecem e entendem o valor que tem a Zona Franca de Manaus e o parque industrial de Manaus”, pontuou Joelson Silva.
Suframa – A Suframa é a principal instituição ligada à Zona Franca de Manaus, modelo econômico que concede incentivos fiscais a empresas que se instalam no Amazonas. A autarquia administra e controla esses incentivos às indústrias que formam o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Joelson Silva ressaltou o trabalho do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva. Nome conhecido na política amazonense, Saraiva já foi vereador, deputado estadual e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Temos que reconhecer que Bosco Saraiva tem conhecimento da região, desta cidade de Manaus e também do estado do Amazonas. Ele tem procurado fazer com que as pessoas entendam o que significa a Zona Franca de Manaus”, enfatizou Joelson Silva.
ZFM – A ZFM é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo com o objetivo de viabilizar uma base econômica na região amazônica, além de promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país. A Zona Franca é administrada pela Suframa e abriga atualmente cerca de 600 indústrias.
Texto: Eriana Monteiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Assessoria de Comunicação do vereador