A deputada estadual Mayra Dias (Avante) recebeu a visita da família do pequeno David Lucas, 9 anos , autista nível de suporte 1. Os pais, Márcia Daniele Mourão e Rondinele Viana, são ativistas da causa e mantêm um intenso trabalho de orientação, ajudando outras famílias com sua experiência e luta.
Daniele e Rondinele também são pais de Miguel Viana, de 18 anos, autista nível de suporte 3. Foi Miguel quem abriu as portas de um novo mundo à família. “Ser mãe de um autista é viver eternamente em busca de melhorias, de qualidade de vida, de aprender um pouco mais e de oferecer conforto para outras mães que nos procuram”, relata Márcia.
Nessa busca por melhorias, Márcia, Rondinele e David presentearam a deputada Mayra Dias com um quebra-cabeça (um dos símbolos do autismo) personalizado com a Lei nº 6.374/2023, de autoria dela, que dispõe sobre a Semana de Orientação e Terapia para Pais e/ou Responsáveis de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas.
“A lei da deputada Mayra Dias aborda todo o tratamento, que não está focado apenas no autismo, mas também nas famílias. Como somos uma família atípica, há 18 anos já passamos por esse processo e precisamos alertar outras famílias para buscarem esses cuidados”, destaca Márcia.
Rondinele afirma que a legislação contribui grandemente para cuidar daqueles que se dedicam às pessoas autistas. “A importância dessa lei vem afirmar que não é apenas o autista que precisa de ajuda e tratamento, mas também a família”, assegura.
Sobre a Lei
A Lei nº 6.374, de 2 de agosto de 2023, institui a Semana de Orientação e Terapia para Pais e/ou Responsáveis de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado do Amazonas. Esta semana será realizada anualmente, na primeira semana de abril, e contará com eventos, atividades e palestras conduzidas por profissionais especializados em autismo.
Os temas abordados incluem a importância do diagnóstico, terapias, manuseio, regularidade de estímulos, desenvolvimento do paciente e cuidados básicos para evitar acidentes. A terapia tem como objetivo fornecer suporte emocional e estratégias práticas aos pais e responsáveis para lidar com os desafios associados ao diagnóstico.
As atividades serão realizadas por órgãos públicos em parceria com entidades e instituições especializadas, com despesas decorrentes da execução da lei cobertas por dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas por entidades públicas e privadas, se necessário.