Acionamentos passaram de 11.061 para 14.863 em um ano
Foto: Arsepam/DivulgaçãoA Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) realizou 14.863 atendimentos, em 2023. O dado representa um aumento de 34,37% em relação ao ano de 2022 – com 11.061 acolhimentos.
A Arsepam é responsável por regular e fiscalizar os serviços de transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal, assim como o de distribuição e comercialização de gás natural (GN) canalizado.
Para o diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, o crescimento é um reflexo do constante trabalho de divulgação dos canais de atendimento da Arsepam.
Segundo o gestor, o dado é uma conquista porque mostra que a população está sabendo onde procurar ajuda para assegurar que seus direitos sejam garantidos.
Rufino destaca que a participação da população desempenha um papel fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos da Arsepam, promovendo transparência, legitimidade e eficácia nas decisões regulatórias.
Demandas
Todos os acionamentos realizados pela população em 2023 foram concluídos. Dos 14.863 atendimentos, 9.696 foram sobre demandas relacionadas ao Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim (Rodoviária de Manaus).
Ainda conforme os dados apresentados pela Ouvidoria, 2.706 acionamentos foram sobre assuntos diversos; 1.645 sobre o serviço de transporte rodoviário intermunicipal; 296 sobre o Juizado da Infância e da Juventude, para conseguir autorização de viagem para crianças e adolescentes; 238 sobre as gratuidades asseguradas pela Carteira Intermunicipal para as Pessoas com Deficiência, conhecida popularmente como Passe Legal; 145 sobre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para obter o direito à gratuidade nas passagens para idosos; 133 sobre o serviço de transporte hidroviário intermunicipal; e 4 sobre os serviços de GN.
Meios de comunicação
O canal de comunicação preferido da população para acionar a Ouvidoria da Arsepam foi o WhatsApp, por meio do número (92) 98408-1799. Ao todo, 9.097 atendimentos foram realizados utilizando o aplicativo.
As ligações para o (92) 98408-1799 ficaram na segunda colocação, totalizando 2.890 atendimentos. Em terceiro foram as ligações para o 0800 280 8585, com 1.863. Em quarto, com 568, os acionamentos de forma presencial na sede da Ouvidoria da Arsepam, na Rodoviária de Manaus, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Na quinta posição, de forma digital, o Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), com 287. Na sexta, pelo e-mail [email protected], com 143. E na sétima, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), com 15.