O Núcleo de Relações Internacionais (Nuriam) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou nesta quarta-feira (29) da 27ª Reunião dos Membros do Colegiado do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), que faz parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), na Zona Centro-Sul de Manaus.
“Essa foi uma reunião produtiva, onde debatemos como podemos fortalecer políticas públicas para os municípios amazonenses que ficam em fronteira, principalmente da Região do Alto Solimões”, disse o deputado João Luiz.
Durante a agenda foi apresentada a nota técnica sobre dinâmicas territoriais na faixa de fronteira, que é um trabalho realizado pelo Niffam, além de ações itinerantes, seminário internacional, que está previsto para fevereiro de 2024, ações realizadas e definição da próxima reunião do Niffam.
A reunião contou com a participação do secretário-geral do Nuriam, professor Neibe Araújo e do coordenador do Núcleo de Relações Internacionais.
NuriamO Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Aleam tem objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar o desenvolvimento do nosso estado e fortalecer a competitividade internacional. Este núcleo tem como objetivo primordial diagnosticar, estudar, debater, propor e executar temas e ações de relevante interesse para o Amazonas no âmbito das relações internacionais.
Niffam
O Niffam é o órgão estadual destinado a assessorar a atuação do Governo do Amazonas, por meio da por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na sua Faixa de Fronteira, articulando e mobilizando atores e instituições, propondo medidas e ações efetivas prioritárias ao desenvolvimento e integração da Faixa de Fronteira no estado. O núcleo é coordenado pelo geógrafo Guilherme Vilagelim.