Os dados parciais fazem referência ao mesmo período de 2023
Foto: Carlos Soares:SSP/AMAs ações da Operação Impacto abrangeram quatro zonas de Manaus nos últimos 15 dias. Durante esse período, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, nesta primeira quinzena de janeiro de 2024, uma redução de 19% no número de casos de homicídios em comparação com o mesmo período do ano passado, abrangendo toda a capital.
Na noite desta quarta-feira (17/01), a operação chegou ao bairro da Compensa, na zona oeste de Manaus. Mas antes, já havia percorrido bairros das zonas norte, leste e sul. Todo o trabalho tem como objetivo manter em redução os índices criminais.
As áreas que recebem as ações estudadas cientificamente pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) e pelas agências de inteligência da SSP-AM, Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Desde o lançamento, no dia (04/01), a operação foi empregada de forma mais incisiva nos bairros Jorge Teixeira e Novo Aleixo, nas zonas leste e norte de Manaus, respectivamente. As duas áreas, segundo estudos do Ciesp e das agências de inteligência, concentram os maiores índices de homicídios da capital.
A partir das intervenções realizadas de forma integradas pelas Forças de Segurança, as duas localidades apresentaram, nos últimos 15 dias, uma redução de 43% no número de homicídios. Durante o mesmo período, a redução na capital chegou a 19%.
Operacionalidade
A operação Impacto reúne um efetivo da Polícia Militar do Amazonas, que conta, além do policiamento de área, policiais especializados como da Companhia Independente com Cães (CIPCães), do Batalhão de Trânsito (BPTran), Rondas Ostensivas Cândido Mariano, dentre outras.
As unidades são responsáveis por realizar as abordagens e revista de passageiros dos veículos. Realizam, ainda, a checagem da documentação e consulta por meio de plataformas interligadas se o condutor e passageiro não tem restrições junto à Justiça.
Além da PM, a Impacto conta, ainda, com equipes do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) da SSP-AM, responsável pelo emprego da tecnologia empregada na operação.