Com pautas voltadas para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Peixoto (Agir36) participou, nesta quarta-feira (31/01), da Plenária Nacional do Agir36, no Distrito Federal. O evento reuniu nomes do partido e contou com a participação de Berenice Piana, militante da causa que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.
Além de ser o representante da sigla na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e vice-presidente estadual do Agir36, Peixoto recebeu o título de secretário estadual do autismo durante a plenária. A função o coloca como representante do partido em ações que gerem a promoção do assunto na Casa e no município.
Para o parlamentar, a participação no evento foi uma oportunidade de conhecer meios de promover a implementação de políticas públicas, auxiliando famílias atípicas e o bem estar das pessoas autistas.
“Precisamos desmistificar o assunto, precisamos dar visibilidade a causa mas, sobretudo, como políticos, precisamos criar meios e alternativas que auxiliem de forma efetiva e real. O discurso é importante, mas é com ação que mudamos o cenário”, afirmou o vereador.
Posicionamento – Além de ser pioneiro com a realização de um evento político exclusivo para debater o autismo, o partido tem em seu quadro o primeiro político com a condição autista, o vereador de Guarulhos/SP, Jorginho Mota. Peixoto conheceu o parlamentar durante o encontro e definiu a oportunidade como um momento de alegria.
“Ter a chance de conhecer Jorginho Mota me faz reforçar que posso fazer mais pela minha população e que posso ser um parlamentar para representar uma parcela que necessita de representatividade e de alguém que vista a camisa”, destacou Peixoto.
O presidente estadual do Agir36, César Marques, evidenciou a importância do encontro nacional. Para ele, a plenária é uma amostra da visão social que o partido tem com o próximo.
“Essa é uma plenária de alinhamento, que mostra que o nosso partido é um partido de causa. Nós somos o partido dos autistas, nós temos também as causas sociais. Nós não somos apenas um aglomerado de burocracia, somos um ambiente vivo que respira política”, afirmou Marques.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Divulgação