Buscando oferecer atividades que promovam o acesso da população vulnerável da capital a direitos básicos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o instituto Desafio Jovem Manaus, via o projeto de abordagem social “Braços Abertos”, promoveram, nesta quarta-feira, 20/12, uma ação de cidadania natalina a usuários atendidos pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), na zona Centro-Sul.
Durante a ação, homens e mulheres acompanhados pelo equipamento puderam ter acesso a serviços gratuitos de embelezamento, como corte de cabelo, esmaltação de unhas e design de sobrancelhas, massoterapia, distribuição de kits de higiene pessoal, escuta qualificada e encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e de documentação básica. Além dos serviços, a ação contou com a participação do “Coral da Sefaz do Amazonas”, que levou diversas canções natalinas ao almoço especial preparado para os usuários.
“A realização dessa atividade tem o objetivo de trazer aos nossos usuários uma experiência de convivência comunitária e interação social que os faça sentir, ao menos um pouco, o que é uma celebração de Natal. Sabemos que muitos, infelizmente, não têm a oportunidade de estar com suas famílias nesta época do ano. Então, trabalhar para oferecer um momento como esse, com canções de Natal, com um almoço diferenciado e serviços de embelezamento para o aumento da autoestima também é fundamental para a garantia de direitos básicos dessas pessoas”, destacou o gerente do Centro POP, Marcos Coutinho.
Coordenadora do projeto de abordagem social “Braços Abertos”, Franciane Lima enfatizou a importância da parceria firmada com o Centro POP e a prefeitura, ao longo do ano de 2023, destacando a necessidade contínua dessa cooperação para o atendimento de pessoas em situação de rua no município.
“Somos parceiros do Centro POP desde 2017, continuando firmes e fortes neste ano. Pensando nessa parceria e no fato de que compartilhamos do mesmo público-alvo, achamos que seria interessante encerrarmos o ano dentro do equipamento, trazendo uma programação mais voltada para a autoestima e a convivência dos usuários”, afirmou.
Acompanhado pela equipe técnica do Centro POP, o usuário Luiz S. L., 57, agradeceu pelo corte de cabelo e reafirmou a satisfação de participar da ação. “Essas ações são ideais para todos nós, pois passamos por muitas dificuldades no dia a dia. Diariamente, é uma luta diferente, mas com o apoio de toda essa equipe, a gente consegue seguir em frente em busca de coisas melhores, o que é muito importante”, concluiu.
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Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc