A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e do Fundo Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), finalizou o curso ‘Pré-aceleração de Startups’, nesta segunda-feira, 11/3, com a certificação de 30 startups manauaras. O evento foi realizado no Casarão da Inovação Cassina, localizado no Centro Histórico.
O curso faz parte do edital ‘Mais Inovação’ e foi desenvolvido pela instituição Inova Mais. Com a conclusão da qualificação, os alunos participaram do ‘Demoday’ e apresentaram a evolução dos projetos desenvolvidos por cada um deles durante os cinco meses, para uma banca composta por seis jurados do ecossistema de inovação.
Entre os principais projetos, as startups focaram em temas como: turismo, sustentabilidade, qualificação profissional e saúde.
“Em 2022 o edital ‘Mais Inovação1 ofertou o curso ‘Formação de Startups’, onde nasceram grandes ideias de negócios. A partir disso, nós investimos os recursos públicos para potencializar essas equipes através do curso de pré-aceleração. Hoje, nós estamos colhendo grandes frutos, com projetos estruturados e prontos para o mercado. Essa é a única especialidade do poder público: gerar oportunidades”, afirmou Radyr Júnior, titular da Semtepi.
Com base na avaliação dos jurados, as três startups que mais se destacaram no pitch foram: Infantilee, ATX Tecnologia e Tchibum na Amazônia. Os ganhadores irão para o South Summit, um dos maiores eventos internacionais de conexão de corporações, que acontece entre os dias 20 e 22 de março, em Porto Alegre.
“Foi uma experiência incrível. Nós estamos participando desse programa de pré-aceleração desde setembro. Então nós criamos uma rede de empreendedores, além de todo o apoio recebido pela Prefeitura de Manaus. Eu estou muito feliz de ter sido selecionada para participar desse evento nacional e mostrar o potencial das startups de Manaus para todo o Brasil“, afirmou Balbina Dantas, fundadora da startup ‘Tchibum da Amazônia’, que ganhou em primeiro lugar no ‘Demoday’.
O curso ‘Pré-aceleração de Startups’ teve duração de cinco meses, durante os quais foram realizados três módulos que incluíram: Lean Startup; Design Thinking; Costumer Development; Proposta de valor; Modelo de Negócios; Mercado e Marketing; Experiência do usuário; Pitch; Prototipação e validação de Produto mínimo viável.
— — —
Texto – Luiza Maria / Semtepi
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://www.flickr.com/photos/prefeiturademanaus/albums/72177720315388503/