A Prefeitura de Manaus promoverá, nesta quarta-feira, 13/3, a partir das 14h, mais uma edição da webconferência “Diálogos na Atenção Primária à Saúde” (APS), que abordará o tema “Coleta em Meio Líquido: inovação no rastreio do câncer do colo do útero na Rede Municipal”. O acesso à transmissão poderá ser feito pelo linkhttps://conferenciaweb.rnp.br/rute/esap_semsa .
A webconferência terá a participação da chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Lúcia Freitas, e da farmacêutica-bioquímica Alyne Brayner, que é especialista em citologia clínica e atua no Laboratório de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho. O debate será mediado pela técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Meliza Almeida.
Manaus é pioneira no Brasil na utilização do método, que permite o rastreio do câncer do colo do útero de forma mais eficaz. O exame citopoatológico em meio líquido, o material coletado é colocado em um frasco com líquido conservante, possibilitando um diagnóstico mais qualificado.
Em Manaus, essa inovação começou a ser utilizada pela Semsa em outubro do ano passado. Atualmente, a coleta em meio líquido é realizada em 37 unidades de saúde da Rede de Atenção Primária. “É importante assinalar que estamos em fase de ampliação. Em breve, o número de unidades de saúde a ofertar a citologia em meio líquido vai aumentar”, reforça Lúcia Freitas.
As webconferências Diálogos na APS fazem parte do processo de aprendizagem contínua promovido pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de atualizar conhecimentos e trocar informações entre os servidores da Semsa. As pautas que nascem da rotina vivenciada nas unidades da Semsa.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa