Como parte das atividades do programa “Nosso Centro”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta segunda-feira, 1º/4, uma ação de abordagem social no Centro Histórico da capital amazonense para atender a população em situação de rua presente no entorno do Paço da Liberdade.
As equipes de abordagem da secretaria realizaram os primeiros atendimentos socioassistenciais aos cidadãos identificados e os encaminharam para outros serviços básicos de cidadania, tais como acolhimentos institucionais e emissão de documentação básica.
“Estamos, hoje, dando continuidade à nossa participação neste processo de revitalização do Centro Histórico de Manaus, que não poderia ser executado sem considerar os aspectos sociais deste território. A gestão municipal vem trabalhando diariamente para garantir que a população em situação de rua aqui presente tenha acesso a um atendimento digno, humanizado e que possa sanar suas necessidades dentro daquilo que nos é atribuído enquanto Poder Público”, destacou o secretário Eduardo Lucas, titular da pasta.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Neila Sardinha, existe uma necessidade contínua da presença de equipes de abordagem social no Centro Histórico de Manaus, tornando a atuação da gestão municipal na área ainda mais fundamental.
“O Centro da cidade é a área com alguns dos números mais preocupantes neste quesito então, é muito importante que continuemos a atuar de forma constante e concisa no território, trazendo para essas pessoas os serviços necessários para o seu atendimento socioassistencial, psicossocial, de saúde e afins”, afirmou.
— — —
Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc